Em agenda, nesta segunda-feira (8), com a deputada Jandira Feghali para o segmento da Cultura, no Teatro Rival, no Centro do Rio, o deputado estadual André Ceciliano (PT), candidato ao Senado, e o deputado Marcelo Freixo (PSB), candidato ao Governo, defenderam o nome da parlamentar do PCdoB como futura ministra da Cultura. Em áudio enviado e reproduzido no evento, a atriz Fernanda Montenegro também fez a mesma defesa. “O governo Lula vai recriar o Ministério da Cultura e a ministra tem que vir do Rio”, disse André, abraçando em seguida Jandira.
Esta foi a segunda agenda que André participa ao lado de Freixo desde a sexta-feira (5), quando o deputado Alessandro Molon resolveu lançar sua candidatura solo ao Senado, à revelia do PSB.
A primeira agenda conjunta foi na própria sexta-feira, na Câmara dos Vereadores do Rio, numa homenagem à deputada Benedita da Silva (PT). Na noite de sábado, dia 6, num evento com feministas, Freixo se fez representar pela companheira Antônia Pellegrino, já que estava se poupando para o debate de domingo
André usou sua breve fala para falar de leis de sua autoria a favor da Cultura – como a do ICMS – e desfazer a fakenews de que teria ligação com a milícia.
“Estão aproveitando a sonoridade do meu nome para fazer uma covardia nas redes sociais”, disse André, que é autor, junto com Freixo e a deputada Zeidan (PT), da lei que criou o Prêmio Marielle Franco, concedido pela Alerj a personalidades e entidades ligadas à defesa dos direitos humanos.