Demissão no primeiro dia de retorno após nascimento do filho repercutiu nas redes sociais. Apresentadora atuou por 16 anos na emissora
A jornalista e editora-chefe do RJ InterTV 1 edição, afiliada da TV Globo, com sede em Cabo Frio, Ana Paula Mendes, foi desligada nesta quarta-feira (5) da emissora após retornar do período de licença-maternidade.
Ana Paula tinha 16 anos de carreira na empresa. Em uma publicação no perfil nas redes sociais, a jornalista comunicou a decisão da emissora e agradeceu ao público que a acompanhou durante esse tempo.
“Quase 16 anos! Muito obrigada a você que me acompanhou nesta trajetória feliz na InterTV. Que honra me permitir entrar na sua casa e levar a notícia até você. Foram tantos anos que me sinto parte da sua família. Obrigada às 50 cidades aqui do estado do Rio de Janeiro. Comunico que, ao voltar das minhas férias e licença-maternidade, infelizmente, fui desligada pela emissora. Os ciclos têm seu início, meio e fim. Nem sempre comandamos esses interstícios. Porém, por vezes, precisamos assistir à partida, inclusive a nossa… Laissez faire, laissez passer. Agradeço a tudo que a InterTV me ofertou e a oportunidade de crescer profissionalmente e de ser a jornalista que sou hoje. Pessoas, situações e lugares que deixaram suas marcas em mim e que espero que tenham ficado com algo de bom meu. A vida sempre trabalha para o bem!”, disse.
O caso está repercutindo nas redes sociais, gerando comentários e mobilização dos fãs e telespectadores sobre a decisão de demiti-la no primeiro dia de retorno ao trabalho após dar à luz ao primeiro filho, João Mendes, nascido em outubro de 2022.
Internautas manifestaram-se contra a decisão, levantando diversas questões sobre o direito da mulher, considerando injusta a demissão da jornalista logo após a volta da licença. O marido de Ana Paula, o delegado Alessandro Gabri, também fez uma publicação repudiando o ato.
“Após trabalhar 16 anos, se você, mulher, engravidar, corre o risco de perder seu emprego na volta da licença, mesmo se for competente. Solidariedade às mulheres! Façam como a Ana, sigam em frente, com a cabeça erguida e olhos adiante,” disse Alessandro.