A ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Praia do Siqueira, em Cabo Frio, avança significativamente, com mais de 60% da primeira etapa concluída. Parte do pacote de investimentos em saneamento básico da Prolagos, a obra iniciou em abril de 2024 e está na fase crucial de instalação dos equipamentos para o tratamento preliminar.
Dois equipamentos, cada um com mais de seis toneladas, foram instalados para realizar a filtragem de resíduos sólidos, como plásticos e gordura, que chegam pelo sistema de esgoto. A instalação exigiu guindastes reforçados e a construção de lajes suspensas a dez metros do solo, que servirão como base para futuras ampliações.
Modernização e aumento da capacidade de tratamento
Segundo Luis Henrique Antas, coordenador de Engenharia da Prolagos, essa fase inicial representa um avanço significativo na capacidade operacional da estação. “Após esta etapa, no início de 2025, iniciaremos a instalação de decantadores e tanques biológicos, que ampliarão o tratamento convencional, aumentando a capacidade média da estação em 50%.”
Além disso, a ETE da Praia do Siqueira será modernizada para operar em nível terciário, permitindo a geração de água de reuso destinada a atividades como irrigação. A estação do bairro Jardim Esperança, também em Cabo Frio, passará por uma expansão que dobrará sua capacidade de tratamento.
Proteção ambiental na Região dos Lagos
As melhorias em Cabo Frio integram um plano mais amplo da Prolagos para fortalecer o saneamento básico na Região dos Lagos. A concessionária está finalizando a ampliação da ETE de São Pedro da Aldeia e construindo uma nova estação em Arraial do Cabo, distante de áreas urbanas.
Um dos destaques do projeto é a ampliação do cinturão coletor de esgoto, com a implantação de mais 26 km de rede para proteger a Lagoa de Araruama. Esse trabalho abrange os municípios de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande e faz parte dos investimentos planejados para 2025.