Nada divide mais as pessoas que a política. A política aqui é geradora de ódios, ressentimentos, rompimentos de amizade, afastamento entre as pessoas que antes se davam bem e até mesmo separações de parentes.
Temos aqueles que passarão a te odiar porque você é amigo de alguém que é ligado ao outro grupo político. Sim, pois nessa visão messiânica só quem é da minha patotinha política presta. Os adversários não valem nada. Nenhum deles. Não possuem uma única virtude. E se o meu correligionário comete algo imoral ou ilegal, eu finjo que não vejo, relativizo ou procuro o contexto. Tudo que não faço com meu adversário.
Temos os revolucionários de plantão, aqueles que te patrulham por qualquer coisa que você diga que não seja sua “luta”. Tudo é alienação, menos falar das injustiças do mundo. Jesus, o maior de todos, bebia vinho em festas e zoava os apóstolos. Marx era biriteiro e piadista. Mas nada disso importa para ele. Ele é 100 % luta. É melhor que Jesus e mais justo que Marx. Não pode se dar ao luxo do lúdico, que vê como perda de tempo ou “viagens” pequeno burguesas. São os Washington da vida, aquele personagem de Chico Anísio que falava em revolução até na hora de fazer cocô.
Mas o pior tipo é o intolerante crônico, aquele que não admite que você tenha uma opinião diferente da dele em determinado assunto e te rotula por uma frase. Não discute com argumentos. Encerra a discussão com um simples “você é de direita”, “você é comunista”. Muitas vezes basta você emitir um conceito que ele não goste, citar um autor que ele desaprove ou ver uma questão por outro angulo diferente do que ele vê e pronto: você estará se afastando de alguém, talvez mesmo sem saber.
O que digo sobre isso ? Nada disso vale a pena. Uma lição do século XX que aprendi é que a política não mudou o mundo para melhor. Mesmo quando os tais revolucionários tomaram o poder. Até porque ele pode até ter boas intenções, mas milhões que estão a sua volta podem não ter e fazer fracassar o mais belo sonho. E muitas vezes encontraremos solidariedade ou um gesto nobre partindo do alguém que você não esperava. E uma atitude vil partido de quem estava antes a seu lado. Os exemplos são tantos…
Muitas vezes não querem saber da nossa luta ou da denúncia que fazemos por questão de sobrevivência. As pessoas estão fartas de lixo e querem o lúdico para se desligarem. Quando coloco minha foto com 17 anos no face, 90 curtem, 100 fazem comentários. Quando coloco uma denúncia grave sobre algo, muitas vezes ninguém liga. Devo compreender meus amigos por fazerem isso, não execrá-los. Pode ser a forma como escolheram viver melhor num mundo já tão cheio de coisas erradas. Pode ser uma “alienação” ideológica.
Por isso mantenha seus amigos independente de ideologias, de partidos, de grupinhos políticos e de opiniões diferentes da sua sobre algum tema que lhe seja caro. Não existe a outra metade da laranja. Somos únicos. Já imaginou um mundo lotados de nós mesmos ? Amo minha esposa por ela ser Patricinha. Se ela fosse uma Chicona seria insuportável.
Aceite seu amigo como ele é, com suas opiniões, suas contradições e até seus erros. Pois você também os tem. Ou você acha que não ? Se você acha que não, anuncie-se ao mundo. Pois o filho de Deus voltou e não sabemos.
Texto de opinião. Não corresponde necessária mente a opinião do Prensa