Entra ano, sai ano, e as dificuldades enfrentadas pelos moradores de Búzios com os serviços essenciais permanecem, especialmente na alta temporada. Com a cidade cheia e a chegada do período de chuvas, as quedas de energia se tornam um transtorno recorrente, afetando residências e comércios. Para enfrentar esses desafios, a Associação de Moradores das Praias de Manguinhos e Rasa (Amanrasa) lançou uma cartilha que promete transformar reclamações em um movimento organizado por melhorias no fornecimento de energia elétrica.
Desenvolvida pela Comissão de Energia da Amanrasa, a cartilha já está disponível para download gratuito no site da associação (Home – Amanrasa ) ou online na conta da associação no Calameo. O documento detalha, passo a passo, como gerar um protocolo de reclamação junto à concessionária Enel, utilizando canais como o WhatsApp da central de clientes por meio do número 21 99601-9608.
A presidente da associação, Cristina Lessa Baroncini, destaca ainda que a cartilha reforça sobre a importância de formalizar a queixa também junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ao ser formalizada, o órgão aumenta a pressão sobre a concessionária, exigindo respostas mais rápidas e efetivas.
“A reclamação na Aneel fortalece a demanda dos moradores e também pode acelerar a solução, uma vez que a agência acompanha as falhas relatadas e cobra medidas efetivas da empresa responsável”, explica Cristina Lessa Baroncini, presidente da Amanrasa.
Problemas recorrentes enfrentados pelos moradores
Os moradores enfrentam há anos graves transtornos com os serviços da Enel, especialmente durante períodos de alta temporada e condições climáticas adversas. Entre os principais problemas estão interrupções frequentes no fornecimento de energia, afetando tanto residências quanto o comércio local; instabilidade elétrica durante chuvas e ventanias; e demora no atendimento e na resolução de problemas, gerando insatisfação e insegurança.
“Esses problemas se agravam na alta temporada, quando o consumo aumenta e a infraestrutura de fornecimento é colocada à prova. Queremos que a população de Búzios tenha um canal eficiente para fazer valer seus direitos”, afirma a presidente da Amanrasa.
Com o lançamento da cartilha, a Amanrasa busca engajar a população de Búzios e região para construir um movimento mais amplo, capaz de exigir serviços de qualidade e atendimento eficiente por parte da Enel.
“Esta cartilha é uma ferramenta de empoderamento da comunidade. Baixem, leiam e sigam os passos. Juntos, podemos pressionar por soluções reais e evitar que problemas como esses continuem prejudicando nossa cidade”, convoca a presidente da Amanrasa.