A Associação de Mulheres de Búzios (AMAB) comemorou no último dia 24 o aniversário da Associação (completou 22 anos no dia 8 de março) e a posse da nova diretoria com um chá no Tesouro do Chef. A associação nasceu no dia 8 de março de 1995 quando Búzios ainda era um distrito do município de Cabo Frio. NA sua origem sempre esteve um visão macro das necessidades integrais dos direitos femininos – que passam por melhorias na sociedade como um todo.
A principio era um grupo que lutava por água mais em conta ( na ocasião era monopólio dos pipeiros ), trazer a APAE para cuidar de 40 crianças na ocasião, posto de saúde no centro e hospital com maternidade. Sete mulheres deram-se as mãos criando a instituição no auge da discussão encalorada da emancipação de Búzios.
Depois se criou o projeto CAVAD – Centro de Atenção a Violência para Abuso de Álcool e outras Drogas, que se filiou-se a Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) e lutou veemente para a aprovação da Lei Maria da Penha no Congresso e políticas públicas nacional, indo até Brasília com outras instituições feministas para isso até culminar com a nomenclatura AMAB.
Com o grupo “De Atenas Até Nós” – teatro de mulheres organizado pela associada Heve Barros – psicanálise, busca conscientizar a população da importância do respeito e igualdade de gênero.
A NOVA DIRETORIA
Biênio de 2017/18: PRESIDENTE: Maria Luisa Freitas, VICE -PRESIDENTE: Ilana Tanure, 1ª SECRETÁRIA: Mônica Siqueira Sobral, 2ª SECRETÁRIA: Maria Amélia Melo de Carvalho, 1ª TESOUREIRA: Oselma Fernandes da Silva, . 2ª TESOUREIRA: Maria José Coelho de Oliveira – . DIRETORA SOCIAL: Ângela Maria Rodrigues Barroso, CONSELHEIRAS TITULARES: Ana Paula Quintanilha de Souza – Ilcinéa de Carvalho Chaves – Silvia Regina de Aguiar, SUPLENTES: Mauricéia Maria de Oliveira – e Maria da Penha de Lima.