No momento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) descriminaliza o uso da maconha no Brasil, a Ama Cannabis – Associação de Pacientes e Ativistas da Maconha Medicinal em Búzios alcança um marco significativo ao obter o registro de seus atos constitutivos e a personalidade jurídica com a inscrição de seu CNPJ. Liderada pelo advogado e ativista Hamber Carvalho, a associação agora possui o direito legal de plantar seu próprio remédio, marcando uma vitória importante para pacientes e ativistas no município e em todo o país.
A Ama Cannabis, dedicada à causa da maconha medicinal, celebra esse avanço histórico que coincide com a decisão do STF de descriminalizar a maconha. A entidade, busca promover o uso medicinal da planta.
Hamber expressa a importância desse reconhecimento oficial para a associação e a comunidade que representa. “Exercer o direito de plantar o nosso próprio remédio é um passo fundamental para garantir que os pacientes tenham acesso ao tratamento que necessitam. Isso simboliza a esperança e o avanço da ciência no entendimento dos benefícios da cannabis,” destacou Carvalho.
A decisão do STF de descriminalizar a maconha representa um ainda pequeno avanço, mas muito significativo na política de drogas no Brasil, abrindo caminho para mudanças futuras e reconhecendo a importância da planta para fins medicinais. A Ama Cannabis, com seu novo status jurídico, se mostra pronta para liderar essa transformação, com o objetivo de promover educação, apoio e acesso ao tratamento com cannabis para aqueles que mais precisam.