Pular para o conteúdo
Search

Alunos do IFF conquistam primeiro lugar no Desafio Solar Brasil 2022

Equipe é composta de estudantes do campi Cabo Frio e São João da Barra. Foto Divulgação

A equipe Solaris competiu com barco sem motor moderno e, mesmo assim, foi a única a concluir todas as provas sem problemas técnicos

A equipe Solaris, formada por estudantes dos Instituto Federal Fluminense (IFF) campi Cabo Frio e São João da Barra, conquistou o primeiro lugar no Desafio Solar Brasil 2022. Mesmo sem um motor moderno, o barco movido a energia solar manteve constância e regularidade durante as seis provas. O evento aconteceu na enseada de São Francisco, em Niterói, entre os dias 16 e 22 de março.

A equipe foi a única, dentre as 14 participantes, que completou todas as provas sem nenhum problema técnico, além de ser o barco mais eficiente e com mais milhas percorridas: 33.1 milhas. Por isso, os estudantes elegeram o lema: “devagar e sempre” para focar na vitória ao final da competição.

Estudantes elegeram o lema: “devagar e sempre” para focar na vitória ao final da competição. Foto Divulgação

Para ganhar a competição foi necessário alcançar a maior pontuação durante todas as provas. A Solaris somou 3900 pontos, contra os 3770 do segundo lugar, da equipe Araribóia da Universidade Federal Fluminense – UFF , e 3700 da equipe Sete Capitães, também do IFFluminense, composta por estudantes do Campus Campos Centro, que participou pela primeira vez, obtendo um resultado memorável.

Equipe multicampi

A equipe multicampi reuniu servidores e alunos dos campi Cabo Frio, São João da Barra e Polo de Inovação, que trabalharam integrados nas áreas dos Cursos Técnicos de Construção Naval e Eletromecânica, e o bacharelado em Engenharia Mecânica. Mateus Reynaldo, Leonardo Félix, Davi Portela, Welfer Marques, Helmuth Dias e Saulo de Társio são os estudantes integrantes da equipe campeã, coordenados pelos professores Marlon Oliveira (Campus Cabo Frio) e Pedro Henrique Dias de Araújo (Campus São João da Barra).

Para Mateus Reynaldo, estudante de engenharia e integrante da equipe, o maior aprendizado da competição foi perceber o potencial dos estudantes e da Instituição.

“Mesmo com todas as limitações conquistamos um título de nível nacional. Temos certeza que, com um maior incentivo, vamos conquistar muito mais. Toda nossa união e larga experiência no evento contribuíram para o título.”, ressalta.

Para o professor e orientador dos alunos do campus Cabo Frio, Marlon Oliveira, a conquista foi graças à experiência da equipe, visto que os integrantes já participaram de outras competições do DSB.

“No entanto, o principal fator que trouxe esta conquista foi a coesão da equipe, proporcionando experiências e desenvolvimentos tecnológicos e profissionais para todos os integrantes.”, explica Marlon

Já Pedro Henrique Dias de Araújo, também professor e orientador do Campus São João da Barra, ressalta que para além da competição, os estudantes são estimulados a buscarem novos conhecimentos, a exercitarem a autonomia e criatividade.

“O projeto se apresenta como uma oportunidade para práticas interdisciplinares e transversais, criando um espaço de aprendizado fora da sala de aula, mais próxima com a realidade do mercado e do aluno.”, destaca Pedro.

Prêmio de Inovação Tecnológica “Fernando Amorim”

Além do campeonato, a equipe também conquistou o Prêmio de Inovação Tecnológica “Fernando Amorim”, devido ao desenvolvimento de um sistema de telemetria criado pelos alunos Helmuth Dias, do curso técnico em Cozinha, e Saulo de Társio, do curso de Engenharia Mecânica, ambos do Campus Cabo Frio. Com câmeras instaladas no barco, o sistema permitia acompanhar em tempo real os parâmetros do barco e tomar decisões estratégicas durante as provas.

Sobre o Desafio Solar Brasil

O Desafio Solar Brasil é uma realização do NIDES – Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social / UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, em conjunto com o Lafae – Laboratório de Fontes Alternativas de Energia da UFRJ e a engenharia mecânica da UFRJ/Macaé, e tem como objetivo promover o desenvolvimento da tecnologia formar estudantes de ciências e tecnologias no uso de fontes alternativas energia, entre outros.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.