Search
Degradê com CSS

Alunos da escola Prof. Oswaldo Santa Rosa ganham gincana de Olho no Óleo, em Cabo Frio

Milton Alencar Sergio Braga Francine Melo Ricardo Azevedo e Adriano Moreno
Marcia Almeida_Sec de Educação_ Prefeito Adriano Moreno e Bruna Knauft Teixeira coord. do Cogetei exibem o diploma da escola vencedora / foto divulgação

Treze escolas, 28 turmas e 3.944 litros de óleo de cozinha usado longe das redes de esgoto e drenagem. Este foi o resultado da Gincana De Olho no Óleo entre as escolas municipais de Cabo Frio. Com 450 litros de óleo arrecadados, a turma 500 da escola Prof. Oswaldo Santa Rosa, na Ogiva, foi a vencedora e ganhará uma visita-passeio ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A gincana foi realizada pela Prolagos em parceria com a Secretaria de Educação de Cabo Frio e durante três meses movimentou alunos do 4º e 9º anos, além de comunidade escolar.

A unidade campeã foi anunciada pelo diretor-presidente da Prolagos, Sérgio Braga, durante a abertura da IV Semana Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pela Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cogetei). “Ficamos felizes com a mobilização dos estudantes que se empenharam para participar deste projeto. A gincana extrapola os muros das escolas e contribui para a formação de uma geração mais consciente da sua relação com a preservação do meio ambiente”, comentou Braga.

O óleo de cozinha usado é um dos principais causadores de entupimento e extravasamento de esgoto nas redes públicas. O concurso visa educar crianças e adolescentes sobre os danos que o produto causa quando é despejado incorretamente nas redes públicas de esgoto e água pluvial, como entupimentos das tubulações e atração de pragas que podem causar doenças. “A escola é um espaço importante para desenvolvimento de vários saberes e a educação ambiental é um deles. Toda a sociedade precisa ter o compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente. Recebemos este projeto com muita alegria, pois a gincana despertou nos alunos e, consequentemente, nas famílias essa consciência do descarte adequado do óleo”, comentou a secretária de Educação de Cabo Frio, Márcia Almeida.

A Gincana De Olho no Óleo é um desdobramento da campanha homônima lançada pela Prolagos neste ano, que transformou todas as lojas de atendimento em ecopontos para receber garrafas com o resíduo. A iniciativa é em parceria com a ONG Reciclóleo, responsável pela coleta do resíduo e sua correta destinação, como a venda para a produção de biodiesel e fabricação de sabão. Parte do valor é destinado para a aquisição de material esportivo para projetos sociais.

Além do concurso entre os colégios cabo-frienses, a Prolagos também promoveu a gincana no município de São Pedro da Aldeia, cuja campeã foi a E. M. Profª Dulcinda Jotta Mendes, que coletou mais de 700 litros de óleo dos 1,8 mil arrecadados entre as seis escolas participantes. Todas as escolas participantes receberam oficina de sabão produzido a partir do óleo usado, realizado pela ONG Reciclóleo. A competição também movimentou os restaurantes participantes do Festival Sabores de Cabo Frio.

Concessionária na IV Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação

Entusiasta da inovação e incentivadora da criatividade entre seus colaboradores no desenvolvimento de soluções para aumentar a eficiência no saneamento, a Prolagos também participa da quarta edição da Semana de Ciência, que segue até sexta-feira, 1º de novembro, com o tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. Nesta quarta, 30 de outubro, a atividade acontece na Praça do Jardim Esperança, e na quinta, 31, em Tamoios, em frente ao Shopping Una Park. Na sexta (1ª), o encerramento das atividades será com a realização da 1ª Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femucti), na Universidade Estácio de Sá, das 10h às 15h. No primeiro dia, 29, a concessionária levou o laboratório móvel para a Praça de São Cristóvão.

Diploma – Por contribuir e apoiar na difusão da ciência em Cabo Frio, a Prolagos recebeu o Diploma Otime Cardoso dos Santos, oferecido pela Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cogetei), durante a abertura da IV Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, na noite de terça-feira (29), no Charitas. A homenagem foi recebida diretor-presidente Sérgio Braga, Francine Melo e Ricardo Azevedo, da área de Responsabilidade Social da empresa.

Patrono do diploma, Otime Cardoso dos Santos, prefeito de Cabo Frio no período entre 1970 e 1972, é considerado um visionário ao pensar no desenvolvimento dos jovens da região ao ceder o terreno implantação da Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos), na década de 1970.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!