Um estudante de Macaé venceu a Olimpíada Nacional de Matemática Poliedro, realizada neste ano e conquistou a tão cobiçada por todos – medalha de ouro. O resultado foi divulgado esta semana. Após obter bom desempenho nas etapas da competição, Rafael Tavares Santa Rita Arêas Pacheco, aluno do 5º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Aprovado se destacou na Olimpíada.
De acordo com informações, no total, os alunos macaenses conquistaram 1 medalha de ouro, 2 de prata e 5 de bronze nas categorias do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I.
A Olímpiada é promovida pelo Sistema de Ensino Poliedro com o objetivo de desenvolver e reconhecer os talentos, estimulando o aprendizado dos jovens e fortalecendo o estudo da disciplina de Matemática, tão útil e com aplicações presentes em todo o cotidiano.
A competição se dividiu em duas fases, com provas com questões objetivas de múltipla escolha e discursivas, que foram avaliadas por comissões julgadoras especializadas. Todos os estudantes que tiveram bons resultados foram reconhecidos com certificados e/ou premiados com medalhas de prata e bronze. E os alunos que “gabaritaram” a prova receberam a medalha de ouro.
“Nossa escola oferece todo apoio e incentivo aos alunos para que eles participem da Olimpíada de Matemática do Poliedro, pois, certamente, é um dos fatores que contribui para despertar o interesse pela Matemática. E quando os alunos veem seus colegas como ganhadores, vemos um brilho nos olhos e uma vontade deles de estarem na mesma posição dos ganhadores. É realmente uma iniciativa muito importante para a motivação deles”, comenta Paulo Henrique de Souza Carvalho, coordenador da área de ciências exatas do Colégio Aprovado.
“Matemática sempre foi uma ciência muito importante, por isso buscamos valorizar desde cedo o desenvolvimento de raciocínio e concentração, para despertar cada vez mais o interesse dos jovens pelo seu uso nas várias situações do dia a dia; os números, medidas, geometria, e as diferentes leituras que a matemática nos proporciona, como os gráficos, são fundamentais para entendermos e explicarmos melhor o nosso mundo”, afirma Altamar Roberto de Carvalho, gerente pedagógico do Sistema de Ensino Poliedro.
Ainda segundo informações, desde 2001, o Sistema de Ensino Poliedro tem a meta de oferecer a melhor experiência educacional a escolas em todo o País. Originalmente adotado nos cursos Pré-vestibular do Poliedro, reconhecidos pelo alto índice de aprovações nas melhores universidades do País, o Sistema expandiu-se para os Ensinos Médio, Fundamental I e II e Educação Infantil, abrangendo toda a vida escolar do aluno. Atualmente, conta com 290 unidades parceiras em 183 cidades e 24 estados brasileiros e no Distrito Federal.