Luan da Silva, aluno da rede municipal de Cabo Frio, ganhou como melhor ator no festival internacional de cinema escolar no Rio Grande do Sul
Luan da Silva Gomes de Oliveira, aluno da Escola Municipal Prof.ª Márcia Francesconi Pereira, foi vencedor da categoria “Anos Finais” do Festival Internacional de Cinema Escolar de Alvorada-RS (FECEA). O estudante da rede municipal de Cabo Frio, foi eleito melhor ator com o curta-metragem “Investigação Fake News”. O filme foi produzido durante o projeto “Cinema: experimentar, conhecer, realizar”, que acontece na escola desde 2013.
Luan contou que ter vencido o prêmio foi algo surpreendente. “Fiquei extremamente surpreso e emocionado quando recebi a notícia, porque não esperava ser escolhido como melhor ator. Em meio a tantas notícias ruins neste momento de pandemia, esse prêmio traz muita alegria”, afirmou.
A professora Tânia Cristina Medeiros Cardoso Lopes, idealizadora, conta que a realização do projeto, assim como a participação dos alunos em grandes festivais, ajuda no desenvolvimento de habilidades nos estudantes. “O legado é o reconhecimento e o desenvolvimento de inúmeras competências, destacando-se o trabalho coletivo e colaborativo, escrita, expressão oral, autonomia e compromisso com os seus filmes”, explicou Tânia.
A escola concorreu no Festival com três produções: Investigação Fake News, Com Outros Olhares e “Culpado, Eu?!. Todos os vídeos foram elaborados em 2019 por cerca de 40 alunos do 6° ao 9° ano. Esta é a quarta vez que a escola participa do FECEA. Este ano o evento aconteceu virtualmente, por conta da pandemia do coronavírus.
Além do destaque no Festival de Alvorada, as produções também foram selecionadas para o 19º Festival Nacional de Cinema Estudantil de Guaíba/RS – Mostra Nacional e Internacional de Curtas e Longa Metragens (Cinestudantil Guaíba 2020).