Pular para o conteúdo
Search

Alunas da rede municipal de Macaé ganham bolsa de Iniciação Científica

Alunas de Macaé ganham bolsa de CNPq após o projeto “Protótipo de Massa do papel reciclado” ser destaque no “Desafio Inovar” e na XIV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro | Foto: Divulgação/Prefeitura de Macaé

Conquista se deu após o projeto “Protótipo de Massa do papel reciclado” ser destaque no “Desafio Inovar” e na XIV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI)

Duas alunas da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol), em Macaé, ganharam uma Bolsa de Iniciação Científica Jovem do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A conquista de Ana Letícia de Amorin Arão e Julia Galvão Costa Paulino (alunas do 8º ano) e Ana Caroline de Araújo Barros (que concluiu o 9º ano na unidade), aconteceu após o projeto “Protótipo de Massa do papel reciclado” ser destaque no “Desafio Inovar”, realizado pelo programa InovareAprender e na XIV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI), promovidos virtualmente em 2020.

Por ser ex-aluna da Polivalente,  Ana Caroline de Araújo Barros não pôde receber a bolsa por ter sido transferida para outra escola.

Além disso, o projeto contou com a orientação da professora de robótica, Erica Scheffel, doutoranda em Informática na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Sobre a premiação

A premiação é direcionada aos estudantes de Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública por terem participado de atividades de pesquisa científica e/ou tecnológica orientados por pesquisadores qualificados. Em função da bolsa recebida,  o “Protótipo de Massa do papel reciclado” será alvo de estudos específicos e relatórios até o final deste ano. O objetivo é intensificar a pesquisa e incentivar a  reciclagem na comunidade escolar.

A Bolsa da CNPq oferece o valor de R$100 mensais e vai possibilitar que jovens de todo país identifiquem e estudem problemas e soluções. As adolescentes e professora, que fazem parte da equipe Poli Station, da estação de robótica da “Polivalente Anísio Teixeira” também frequentaram o lab# Inovar na Cidade Universitária , utilizaram a cortadora a laser, fizeram testes e estudaram da melhor forma o protótipo.

Ana Letícia, Júlia e Ana Caroline se mostraram surpresas e felizes com a bolsa e compartilham o mesmo sentimento de “pesquisar cada vez mais”.

“Amamos ciência e robótica. Conquistar a bolsa foi gratificante”, afirmaram.

Já a professora Erica Scheffel, observa que o reconhecimento do projeto representa muito tanto para escola quanto para o programa InovareAprender.

“Cada vez mais a sociedade depende de dispositivos eletrônicos. Esta bolsa  será mais um incentivo para os alunos, pois poderemos ainda mais despertar o interesse pela ciência e tecnologia”, destaca a professora.

Durante o “Desafio Inovar”, quatro projetos foram indicados para seleção da FECTI. As equipes tiveram que apresentar projetos de natureza investigativa ou de inovação. Já a FECTI é considerada a maior feira de ciências voltada para a Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro. A premiação da feira conta com medalhas, troféus, bolsas de CNPq e indicação para participar de feiras de ciências nacionais com alcance internacional.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.