Search
Degradê com CSS

Alta mortalidade de peixes em Praias de Tamoios e Barra de São João alertam a população

peixes

Uma grande quantidade de peixes mortos encontrados nas Praias de Tamoios, em Cabo Frio, e também de Barra de São João, segundo distrito de Casimiro de Abreu tem deixado em alarde moradores e visitantes da Região dos Lagos. A situação inusitada foi percebida nos últimos dias e vem gerando muitas teorias.

Dentre as inúmeras sugestões, a que mais se aplica é a de agrotóxicos utilizados nas fazendas no entorno do Rio São João. Esses produtos acabam chegando ao Rio São João devido as chuvas constantes. Como ele deságua em ambas as praias citadas, acaba causando a morte dos peixes.

O Biólogo de Macaé, Henrique Abrahão, reforça que é comum casos como esses. “Não posso afirmar que esse é o caso do Rio São João. Mas, geralmente, quando acontece a mortalidade de peixes pós período de chuva, sendo eles oriundos dos rios, é muito provável que seja por conta dos agrotóxicos utilizados em fazendas às margens do rio”, explicou Henrique.

Mas, há também moradores das proximidades, que informaram que a chuva não foi o canal transmissor desses produtos. Segundo denúncias, um barco teria descartado intencionalmente alguns produtos químicos no rio, o que ocasionou o problema.

“Na semana passada um barco fez o descarte de produtos químicos no Rio. No dia a água estava verdinha. Depois disso, os peixes começaram a morrer”, contou um morador que não quis se identificar..

Entramos em contato com a Prefeitura de Cabo Frio, que por meio de nota informou que a Coordenadoria de Meio Ambiente está ciente da denúncia e tomando as devidas providências, incluindo uma vistoria programada para esta semana. O ICMBIO também foi acionado, tendo em vista que é o órgão responsável pela Apa do Rio São João.

Entramos também em contato com a Prefeitura de Casimiro de Abreu, mas não obtivemos respostas.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!