Search

Alexandre Martins se prepara para convenção partidária em meio a cenário político agitado em Búzios

Evento fechará o período das convenções no município que se desenrola cheio de surpresas, como a aliança de Rafael Aguiar com Leandro, rumores de que André Granado seria o vice de Alexandre Martins, e suspense sobre apoio de Octavio Raja Gabaglia
Alexandre Martins, prefeito de Búzios, na foto, durante evento de divulgação emSão Paulo do municipio como destino turistico
Alexandre Martins, prefeito de Búzios, na foto, durante evento de divulgação emSão Paulo do municipio como destino turistico

 O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (Republicanos), realiza convenção partidária nesta segunda-feira (5), as 18h, no Geribá Tennis Park. Com expectativas de grande público e estrutura como demonstração de força, o evento é esperado como um marco na campanha de reeleição do prefeito. Um dos momentos mais aguardados é o anúncio do nome do vice de Martins, que promete surpreender os eleitores e aliados políticos.

Nos bastidores, a tensão cresce no Partido Liberal (PL). Recentemente, o senador Flávio Bolsonaro declarou que não apoiará o candidato do PL à Prefeitura de Búzios, Rafael Aguiar, devido à aliança de Aguiar com o sargento do BOPE Leandro de Búzios (MDB). Durante a campanha para a eleição suplementar, que não se concretizou, ambos disputavam a Prefeitura em embates raivosos e, em alguns momentos, com consequências violentas em comícios e aglomerações partidárias. Esta escolha surpreendeu uma parte dos eleitores e gerou insatisfação entre os bolsonaristas mais radicais. Leandro já concorreu a candidaturas para prefeito e deputado pelas siglas do PCdoB e PDT. Ainda que no interior nem sempre signifique um posicionamento ideológico, é visto por este grupo como um personagem aliado, de alguma forma, à esquerda.

Já havia um aceno de dúvidas do PL sobre o apoio em Búzios assim que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devolveu o mandato a Alexandre Martins. Na ocasião, o senador Flávio Bolsonaro afirmou, em vídeo, que as coisas haviam mudado em Búzios, e deu o apoio dele a Martins.  Mas a ruptura dentro do partido foi intensificada recentemente, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro, após anunciar sua campanha contra candidatos coligados ao Partido dos Trabalhadores (PT), se manteve em silêncio sobre o caso de Búzios. Rafael Aguiar, buscando se fortalecer politicamente, esteve por estes dias em Brasília com Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, que declarou apoio a Rafael e Leandro. Jair Bolsonaro, aparece em vídeo, entre Leandro e Rafael, sorrindo e brincando, mas não faz nenhuma declaração.

Ao jornal Metrópole, Flávio, o filho ‘zero um’ do ex-presidente, voltou a criticar a escolha de Leandro de Búzios como vice de Aguiar e um ponto de discordância citado foi novamente o passado de Leandro com partidos de esquerda.  Durante a suplementar o PCdoB, PV e PT declararam apoio ao militar, no entanto, neste pleito, parece que estes três partidos pendem para o lado de Martins. PV e PCdoB já emitiram um comunicado anunciando que não estarão com partidos ligados a Bolsonaro. O PDT, a partir do diretório estadual, já declarou apoio a Martins.

A complexidade do cenário político em Búzios não para por aí. Circulam rumores de que Alexandre Martins pode anunciar uma surpreendente aliança com o ex-prefeito André Granado, atualmente filiado ao Progressistas, como seu vice. Mas não há nenhuma declaração oficial de ambos, ficando a impressão de que Granado, um personagem controverso na política local, enfrentou inúmeros problemas judiciais durante sua administração, tenha “soprado” a ideia para criar uma saída estratégica do grupo de Aguiar, onde estão antigos desafetos políticos. 

Outro elemento intrigante é a posição de Octavio Raja Gabaglia, conhecido como Otavinho, que havia se posicionado como uma alternativa de terceira via. No entanto, a convenção do Democracia Cristã (DC), partido ao qual o arquiteto e urbanista está filiado, decidiu apoiar Rafael Aguiar, deixando em aberto o posicionamento de Otavinho. Sua esposa, Kiki Reis, pré-candidata a vereadora pelo DC, sinalizou não apoiar Aguiar, sugerindo uma possível aproximação a Martins. Com Alexandre ainda mantendo o suspense sobre seu vice, as especulações incluem tanto Otavinho quanto Granado, ou até uma escolha inesperada que está sendo guardada a sete chaves até a hora da tão aguardada convenção vista como um divisor de águas, não apenas para oficializar candidaturas, mas também para esclarecer as alianças e definir o rumo da campanha eleitoral em Búzios.

Enquanto isso, Gladys Nunes, ex-vereadora pelo PSD, oficializou sua pré-candidatura tendo Tolentino Reis, que disputou a prefeitura na última eleição, como vice.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Licenças de ambulantes na Praia da Azeda são suspensas após briga por espaço

Falta de plano da Enel para verão preocupa Petrópolis diante de histórico de apagões

Búzios recebe Programa Empoderadas com suporte jurídico e psicológico para mMulheres

Macaé Avança como futuro Hub Energético do Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima