O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP) reuniu, nesta sexta-feira (24), na sede do governo municipal, os vereadores Gugu de Nair (MDB), Dida Gabarito (PL), Victor Santos (MDB) e Josué Pereira (PL) além de lideranças do Sindicato dos Servidores Públicos de Búzios (ServBúzios), Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro – Núcleo Lagos (SEPE-Lagos), Associação dos Fiscais de Armação dos Búzios (AFISCAB), Associação dos Guardas Municipais de Armação dos Búzios (AGMAB) e da Comissão de Valorização dos Servidores.
A discussão girou em torno das próximas ações para garantir que o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores, enviado pelo chefe do executivo à Câmara Municipal, avance rumo à aprovação.
A reunião teve como objetivo principal colocar a Comissão de Valorização dos Servidores à disposição dos vereadores para esclarecer quaisquer dúvidas e reforçar a importância de sua contribuição para a construção do PCCR, ressaltando que sem essa colaboração não seria possível alcançar esse marco tão significativo.
O destaque da reunião , segundo comunicado oficial do governo, foi a ênfase na importância da Comissão de Valorização dos Servidores, criada durante a gestão de Martins. Durante dois anos, essa comissão desempenhou um papel fundamental na elaboração do PCCR, trabalhando em colaboração com a administração municipal e participando ativamente das discussões sobre os detalhes do plano.
“São 27 anos de espera, finalmente o plano saiu. Deixo aqui meu agradecimento ao prefeito Alexandre Martins, a todos os vereadores e principalmente à Comissão de Valorização dos Servidores que ajudou na elaboração desse plano”, comentou na ocasião, o presidente da SERVBúzios, Flávio Neves.
O Prefeito Alexandre Martins ressaltou que nenhum outro governo “teve a coragem de empreender essa iniciativa e que todos os detalhes do plano foram discutidos de forma transparente e responsável, levando em consideração a capacidade orçamentária do município e mantendo o compromisso com a responsabilidade fiscal”, enfatizou durante a reunião.
SOBRE O PCCR
O documento foi encaminhado à Câmara Municipal um projeto detalhando os principais aspectos do PCCR, fornecendo uma visão abrangente das diretrizes propostas para o desenvolvimento da carreira dos servidores municipais. O Plano destaca os principais pontos debatidos ao longo do processo de elaboração, evidenciando o cuidado e a atenção dedicados à sua concepção, além disso, estabelece diretrizes claras e objetivas.
Instituindo o PCCR, busca-se a valorização, profissionalização e desenvolvimento dos servidores, assim como a mobilidade funcional para garantir a prestação de serviços públicos de excelência, definindo critérios de investidura nos cargos, estrutura organizacional, formas de promoção vertical e horizontal, remuneração, deveres dos servidores, entre outros aspectos essenciais para a eficácia do plano. Destaca-se a regra de transição para enquadramento dos atuais servidores, garantindo uma transição justa e equitativa.