O prefeito Alexandre Martins e o vice-prefeito, que acumula o cargo de secretário de Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira, estiveram nesta manhã (03), acompanhando o retorno das obras do Valão de Cem Braças. A obra foi paralisada para fazer a implantação da rede separativa de esgotamento sanitário, que passava pelo Rancho Mutã e desaguava na praia. Agora ela foi direcionada para a Estação de Esgoto da Prolagos. Ao todo, são mais de 730 metros de valão que serão totalmente fechados.
De acordo com o Chefe do Executivo, essa obra é muito importante, pois faz parte do projeto Esgoto Zero, no município: “Não queremos de jeito nenhum, jogar esgoto na praia. Hoje o esgoto de Cem Braças vai direto para o ETE da Prolagos. Também estamos realizando obras no Rancho Mutã, justamente para direcionar o esgoto para a rede separativa da Prolagos”.
Além de acabar com os alagamentos, as obras fazem parte do projeto de saneamento básico, que almeja alcançar a meta zero de esgoto no município. No valão de Cem Braças, era comum encontrar animais mortos por afogamento e vetores de doenças como ratos e baratas, que com a galeria de drenagem, serão eliminados.
Para o secretário de Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira, além do retorno das obras, o mais importante é o esgoto que será eliminado do Rancho Mutã: “A população terá vários benefícios com essa obra. Estamos dando uma solução aguardada há muitos anos pelos moradores. É a Prefeitura, chegando onde ninguém chegou”.
A segunda etapa do projeto engloba duplicação da rua Casuarina, com estacionamento em ambos os lados, além de calçadão e ciclovia.