Alexandre Martins teve o que representa 43,44% dos votos. Câmara Municipal também terá um novo quadro de vereadores eleitos e reeleitos
Neste domingo (15) a população buziana foi às urnas para eleger o prefeito e vereadores que vão administrar a cidade pelos próximos quatro anos. Após a disputa entre os candidatos concorrentes, Alexandre Martins, do partido Republicanos, foi o novo prefeito eleito de Búzios, com 9.451 votos recebidos, o que representa 43,44%. Miguel Pereira, do mesmo partido, foi eleito vice na chapa.
Nesta eleição, foram 23.140 votantes, o que indica que 94,01% dos eleitores compareceram às urnas. Deste total, 491 votos em branco, o que representa 2,12% dos aptos ao voto. Nulos superaram os brancos, com uma porcentagem de 3,87%, um total de 895 votos.
O candidato que ficou em segundo lugar foi Leandro Alex de Souza da Silva do PDT, com 36,76%. Em seguida, João de Melo Carrilho (PRTB), com 10,68% dos votos. Antonio Carlos Reis Tolentino, do PODE, recebeu 3,92%, e Jose Luiz Alves Serafim, PSD, ficou com 1,35%.
A população também elegeu novo quadro de vereadores que vão compor a Câmara Municipal. O vereador mais votado foi Rafael Aguiar (Republicanos), que obteve 1.277 votos. Em seguida, Josué Pereira, que já ocupa o cargo de primeiro secretário (PRTB), reeleito com 792 votos.
O terceiro vereador mais votado foi Lorran (PRTB), com 645 votos. O vereador Dom de Búzios (PROS), também reeleito, obteve 616 votos. Niltinho de Beloca (PROS), reeleito, teve 594 votos. Gugu de Nair (DEM) 475 votos, Victor Santos (Republicanos) obteve 443 votos, Aurelio Barros (PATRIOTA) recebeu 440 votos e Raphael Braga (DEM), com 434 votos.
As maiores bancadas ficaram com o Republicanos, o PRTB, o PROS e o DEM, cada um deles com 2 representantes.
Sobre alexandre martins
O candidato eleito, Alexandre Martins, tem 49 anos, é empresário no ramo de construção civil. Ele iniciou na carreira política como vereador pelo PDT em 2004. Já no ano de 2008, foi vice-prefeito no governo de Mirinho Braga.
Em 2012, Alexandre Martins participou do pleito como vice-prefeito de Búzios pelo PMDB, mas a chapa dele não foi eleita. No ano de 2014, foi Deputado Estadual suplente no Rio de Janeiro pelo partido PRB. Em 2016, concorreu a eleições de Búzios como prefeito pelo PRB, mas ficou em segundo lugar, perdendo para André Granado (PMDB), o mais recente ex-prefeito de Búzios.
Ao TSE, Alexandre Martins declarou um total de R$205.959,05 em bens. No Plano de Governo, o eleito vem com propostas como melhorar as condições de trabalho de todos os funcionários e prestadores de serviço do município, construção de creches e escolas. Para saúde, tem a proposta de construir uma maternidade e um centro de imagens, e também um Pólo da Saúde na cidade.
De acordo com o Plano de Governo de Alexandre Matins, o documento “foi construído através de Fóruns de Debates, a partir da “escuta” do clamor das ruas, da minha vivência adquirida em anos de serviço dedicado à população e da colaboração de inúmeros buzianos, que acreditam na mudança dos modelos ultrapassados, corruptos e ineficientes, pelos quais o Brasil tem padecido nos últimos anos. Com transparência, combatendo a corrupção, com uma gestão moderna e participativa, vamos construir “Um Novo Tempo” em Armação dos Búzios.”.
Os dados são do Tribunal Superiro Eleitoral.