O país amanheceu com uma nova preocupação nesta sexta-feira (22). Após um longo período de calor intenso, a região sudeste se prepara para receber um acumulado de chuvas fortes neste final de semana. De acordo com a defesa civil, os níveis de chuva podem exceder os 100 mm por dia, podendo chegar até 200 mm em alguns locais. As áreas de maior preocupação incluem São Paulo – com destaques para a região metropolitana, o Vale do Paraíba e o litoral norte – o estado do Rio de Janeiro e algumas regiões do Sul e Minas Gerais.
Conforme o recomentado pelas instituições de meteorologia, muitas cidades decretaram ponto facultativo nesta sexta-feira (22), e permanecem em alerta para todo o final de semana. Apesar de alguns municípios terem amanhecido com céu aberto, o aleta continua. Mesmo nos locais que ainda estão com tempo estável, é recomendado a prevenção, tendo em vista que o volume intenso de chuva está previsto para o fim da tarde e madrugada de sexta para sábado.
Segundo a Prefeitura de Arraial do Cabo, a cidade suspendeu todas as atividades relacionadas ao turismo. Tendo em vista o risco de descargas elétricas, ressaca e outros acidentes, a Defesa Civil segue o monitoramento junto ao trabalho preventivo e orientação. Nesta manhã (22), um homem veio a óbito na após ser atingido por um raio no Pontal do Atalaia. Outras duas pessoas ficaram feridas por conta da descarga elétrica.
Enquanto isso, as cidades de Macaé e Maricá afirmam estar em estado de atenção, juntamente com Cabo Frio. Além delas, Búzios também decretou estado de alerta e suspendeu as atividades na cidade. Todos os municípios afirmaram estar monitorando a situação e alegam não ter ocorrências até o momento.
Em razão dos alertas, a concessionária Prolagos, responsável pelo serviço de saneamento básico da região, divulgou o plano de contingência. Em comunicado a imprensa, a empresa afirma a ação para minimizar possíveis impactos nos sistemas de tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto neste momento.