Pular para o conteúdo
Search

Alerj vai doar 60 mil máscaras às favelas do Rio

Renata Souza e lideranças das favelas durante encontro / foto divulgação

Ação é parte  da programação do Dia Estadual de Mobilização para Enfrentamento da Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vai doar 60 mil máscaras de proteção contra a Covid-19 às favelas do Rio. O compromisso foi firmado em reunião com a participação da deputada Renata Souza (PSOL) e do presidente da Alerj, André Ceciliano, na quarta-feira (11). O encontro fez parte da programação do Dia Estadual de Mobilização para Enfrentamento da Covid-19 nas Favelas do Rio de Janeiro.

Autora da lei Lei 8.972/20, que criou condições especiais para o combate à Covid-19 no estado, a deputada ressaltou a promessa do presidente da casa de regulamentar as leis referentes à pandemia já aprovadas na Alerj.

Renata Souza intermediou ainda um encontro entre os representantes das entidades e o presidente da Funarj, José Roberto Gifford, que se comprometeu a publicar editais para financiamento de ações nas favelas direcionados aos setores de cultura e educação.

A deputada destacou a importância do encontro como parte de um processo de relacionamento entre os movimentos sociais, a Alerj e entidades de ensino e pesquisa no Rio de Janeiro. Citou a Fiocruz, UFRJ, UFF, Puc Rio e Uerj como exemplos. “São entidades que produzem conhecimento de alta qualidade. São encontros entre a favela e os espaços de saber de forma não hierarquizada e que podem construir novas formas de diálogo.”

Reunião entidades favelas na Alerj / foto divulgação

Participaram do encontro representantes dos grupos A Rocinha Resiste; Raízes em Movimento; Redes da Maré; Frente CDD e Grupo Eco.

A pandemia nas favelas – Segundo dados do Painel Unificador Covid-19 nas Favelas (favela.info), já ocorreram mais mortes nas favelas do Rio de Janeiro do que em 162 países. Foram 3.299 óbitos, enquanto tem todo o Paraguay são 2846, Dinamarca (2216), Costa Rica (2692), Austrália (909), Venezuela (1240), Moçambique (465), Tailândia (79), Camarões (474), Malásia (909).

Renata apontou a fragilidade das condições sanitárias e a dificuldade do isolamento social como fatos que precisam ser levados em consideração para adoção de políticas públicas eficazes. “Nossa lei possibilita ao Estado adotar medidas para minimizar os impactos. Foi a partir dela, por exemplo, que a Alerj pode doar R$20milhões à Fiocruz para as pesquisas contra o vírus. Mas precisamos mostrar o que ocorre nas favelas. Nossa população não pode ficar invisibilizada enquanto sofre com a doença.”

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.