A obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Búzios recebeu, nesta terça-feira (25), a visita da presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Deputada Estadual Cidinha Campos (PDT), o Prefeito de Búzios, André Granado (PMDB), e de representantes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).
Recebidos pelo presidente da Prolagos, Carlos Roma Jr., as autoridades acompanharam o desenvolvimento da obra, que está na primeira etapa de execução, que consiste nos serviços de escavação, armação e concretagem das edificações sobre as quais serão construídos os módulos que integrarão o sistema.
De acordo com a Prolagos, serão investidos R$18 milhões no projeto de ampliação da ETE, que prevê a construção do segundo módulo da estação que contempla um tanque de aeração e dois decantadores. A nova estrutura será interligada à existente, aumentando a capacidade de tratamento de 130 litros de esgoto por segundo para 200 litros por segundo. O processo do tratamento passa para o nível terciário (remoção de nitrogênio e fósforo) com desinfecção por ultravioleta (UV), um dos sistemas mais modernos para tratamento de esgoto do país.
“A obra está dentro do cronograma e neste momento estamos na fase final de infraestrutura e em seguida passaremos para a montagem dos equipamentos. Búzios terá uma estação terciária para atender toda a cidade”, comentou o presidente da Prolagos, Carlos Roma Jr.
A nova estação de tratamento em nível terciário passará a tratar mais de 17 milhões de litros de esgoto por dia.
“Essa é uma conquista para os moradores de Búzios e, principalmente, para o meio ambiente, que foi o mais afetado por conta do crescimento da cidade, sem ter sido feito um planejamento. Graças ao empenho da Prolagos e de todos que se mobilizaram, estamos conquistando essa obra tão importante, afinal, poucos municípios no Brasil têm uma estação de tratamento terciária”, comemorou o prefeito de Armação dos Búzios, André Granado.