A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) entrega, nesta segunda-feira (12), às 18h, o Prêmio Paulo Freire a autores de 41 projetos inovadores na área da educação. A sessão solene acontecerá na Capela Ecumênica da UERJ, no Campus Maracanã.
Criada pela Alerj em 2018, a premiação vem se expandindo ao longo de suas edições e homenageia o criador da “Pedagogia da Libertação”. A iniciativa contempla 11 categorias promovidas por profissionais de educação de escolas e universidades: Projeto Político Pedagógico, Educação Especial, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Jovens e Adultos, Ensino à Distância, Educação Popular, Ensino Técnico, e Educação do Campo.
“É uma alegria fazer essa dupla homenagem: o reconhecimento de práticas pedagógicas e, ao mesmo tempo, reverenciar o nosso mestre maior e patrono da educação brasileira. Paulo Freire. Mesmo com todas as adversidades impostas pela realidade, os educadores e os estudantes mostram vigor e compromisso em todos os quase 200 projetos inscritos. Sigamos na luta pela educação pública com qualidade”, comentou o presidente da comissão, deputado Flávio Serafini (PSol).