Search
Degradê com CSS

Alerj aprova projeto que proíbe nomeação de condenados por violência contra idosos em cargos públicos

Proposta ainda precisa passar por nova votação antes de seguir para sanção ou veto do governador Cláudio Castro.
Alerj aprova projeto que proíbe condenados por violência contra idosos de ocupar cargos públicos e firmar contratos com o estado / foto divulgação
Alerj aprova projeto que proíbe condenados por violência contra idosos de ocupar cargos públicos e firmar contratos com o estado / foto divulgação

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira discussão, nesta quarta-feira (30/04), o Projeto de Lei 2.440/2023, que proíbe a nomeação de pessoas condenadas por violência contra idosos em cargos públicos comissionados no estado. A proposta é de autoria do deputado Alan Lopes (PL) e ainda precisa passar por segunda votação antes de ser encaminhada para análise do governador Cláudio Castro (PL).

De acordo com o texto, pessoas condenadas com sentença transitada em julgado pela Lei 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) ficam impedidas de assumir cargos em comissão na administração pública direta e indireta do Estado do Rio.

Empresas com dirigentes condenados também ficam proibidas de contratar com o estado

Além das nomeações, o projeto também proíbe a participação em licitações e contratações públicas de empresas cujos sócios ou dirigentes tenham sido condenados por crimes previstos no Estatuto do Idoso.

Para o deputado Alan Lopes, que preside a Comissão de Educação da Alerj, o objetivo é fortalecer uma rede de proteção aos idosos e impedir que agressores atuem em funções públicas ou empresariais que envolvam recursos do Estado.

“Precisamos proteger os idosos e impedir que pessoas que cometem crimes contra essa parcela da população ocupem cargos públicos ou administrem empresas que prestam serviços ao Estado”, justificou.

Segundo levantamento do Ministério da Mulher, o Estado do Rio registrou, em 2023, a maior taxa de denúncias de violência contra idosos da região Sudeste: foram 35 casos por 100 mil habitantes, somando mais de 6 mil denúncias ao longo do ano.

A proposta aprovada em plenário teve parecer de constitucionalidade com emendas emitido pelo deputado Guilherme Delaroli (PL) e foi analisada por comissões de Servidores Públicos, Segurança Pública, Criança e Adolescente, Idoso e Orçamento.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios inicia nova etapa do Programa Saúde na Escola com ações em unidades municipais

Lei que cria o programa ‘Morar Seguro’ entra em vigor no Estado do Rio

Cabo Frio inicia campanha de vacinação nas escolas com foco em adolescentes

Turismo no RJ tem alta ocupação no feriado com impulso do show de Lady Gaga e do Dia do Trabalhador

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!