A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou sessão solene, na noite da última terça-feira (15/08), para celebrar o Dia da Amizade Brasil-China. Durante o evento foram homenageadas 16 instituições ligadas à cultura chinesa no Rio de Janeiro, e a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Casa, foi entregue ao Sr. Huang Yahua, Presidente da China National Offshore Oil. A cerimônia aconteceu no Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj, numa iniciativa da deputada Tia Ju (REP).
A parlamentar ressaltou a profunda amizade entre Brasil e China, e afirmou que essa conexão precisa ser continuamente fortalecida, “Hoje, a gente comemora os laços de amizade Rio x China. Uma homenagem que sela esses laços que são importantíssimos para questões culturais e comerciais. A China trabalha muito os elos da amizade e a gente precisa estar rememorando isso sempre. Por meio da Lei que temos no Estado, estamos comemorando esses laços de amizade.”
Essa celebração anual foi instituída através da Lei 8.251/13, aprovada pela Alerj, que estabelece a data 8 de agosto como o Dia da Amizade Rio de Janeiro x China.
Brasil e China estabeleceram relações diplomáticas em 1974, gerando oportunidades de cooperação e amizade. Ao longo das décadas, essa parceria cresceu em várias esferas, como comércio, investimentos, educação e intercâmbio cultural. Segundo Tia Ju, por meio de acordos bilaterais ambos os países têm trabalhado para alcançar objetivos comuns, fortalecendo suas economias.
O deputado Flavio Serafini comentou o momento de reorganização geopolítica que o mundo se encontra e destacou o crescimento da China. “Neste momento, temos a felicidade de que a nação milenar ganha o protagonismo no mundo, trazendo a possibilidade que diferentes países possam conhecer dessa cultura, desse modelo de desenvolvimento que tem ressignificado não só as relações econômicas, mas as relações entre países”, disse.
Medalha Tiradentes e moções
O Sr. Huang Yehua, agraciado com a Medalha Tiradentes, expressou sua gratidão pela homenagem e reafirmou o compromisso com os laços Brasil x China: “Estou animado e honrado por estar no Palácio Tiradentes, e essa é uma homenagem para marcar a profunda amizade do povo carioca com os chineses. Por muitos anos, trabalhamos para nos tornarmos maiores e hoje somos o 5º maior produtor de óleo e gás com investimento total de US$ 7 bilhões de dólares. O Rio é a cidade mais bonita do mundo e há muito tempo nos consideramos cariocas”.
No total, foram entregues 16 moções às instituições que têm desempenhado papéis notáveis na promoção das relações bilaterais entre o Brasil e a China. São elas: Associação Cultural Chinesa do Rio de Janeiro, Câmara de Intercâmbio Cultural Brasil x China, Associação Pró-Reunificação Pacífica da China no Rio de Janeiro, Associação Brasil-Aliança Pró-Reunificação Pacífica da China, State Grind Brazil Holding S.A, CNODC Brasil Petróleo e Gás Ltda, CNOOC Petroleum Brasil LTDA, Agência de Notícias Xinhua, Grupo de Mídia da China na América Latina, Filial Latino-Americana do Diário do Povo, e Instituto Confúcio da PUC Rio.
A Cônsul-Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro, Tian Min, celebrou a estabilidade e a influência global e estratégica entre a relação dos dois países.
“As empresas chinesas estão cumprindo suas responsabilidades sociais, e mesmo na pandemia elas colaboram com toda ajuda possível, bem como participam ativamente do desenvolvimento de empreendimentos culturais e internacionai”, destacou
Com o intuito de aprofundar ainda mais a compreensão das culturas e valores compartilhados entre o Brasil e a China, o evento também trouxe uma vasta programação de apresentações artísticas e culturais. A Orquestra Maré do Amanhã brilhou interpretando as canções “Li Uá Sông” e “Cidade Maravilhosa”, enquanto o músico Ton Shan encantou a plateia com suas interpretações de músicas folclóricas chinesas. A Orquestra Violões Forte de Copacabana brindou os presentes com performances das músicas “I Love You, China” e “A Lua Representa o Meu Coração”. Além disso, o Grupo Molihua emocionou a todos com uma apresentação de danças folclóricas.