Search
Degradê com CSS
Publicidade

Alerj aprova projeto de lei que obriga bares, restaurantes e casas noturnas do RJ a oferecer auxílio as mulheres

3.-Drink-La-Penha-Thiago-Lontra
Publicidade

Bares, restaurantes e casas noturnas podem ser obrigados a adotar medidas para auxiliar as mulheres que se sintam em situação de risco nas dependências desses estabelecimentos. É o que determina o projeto de lei 2.461/17, da deputada Enfermeira Rejane (PCdoB), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (26), em segunda discussão.

O auxílio à mulher será prestado pelo estabelecimento mediante a oferta de acompanhamento até algum transporte ou a comunicação à polícia. A proposta obriga a fixação de cartazes nos banheiros femininos e em qualquer outro ambiente informando a disponibilidade do estabelecimento em oferecer auxílio às mulheres.

“Atualmente, fruto do aumento do uso das redes sociais, é cada vez mais comum a inscrição de homens e mulheres em sites e aplicativos de relacionamento, o que acarreta em encontros agendados em bares, restaurantes e casas noturnas. Nesses encontros crescem os riscos relacionados à segurança, em especial à segurança da mulher, que muitas vezes é vítima de abusos físicos, psicológicos ou sexuais durante o próprio encontro”, afirmou a parlamentar.

Com isso, passa a ser obrigação em todos esses estabelecimentos do Estado medidas como as adotadas em bares de algumas cidades do interior paulista, batizadas de “drink La Penha”, um drink falso em que ao pedi-lo, a mulher que se sente em risco de agressão ou abuso sinaliza aos funcionários dos estabelecimentos que precisa de ajuda.

Nos Estados Unidos (EUA), o serviço, oferecido às mulheres através de cartazes afixados no interior dos banheiros femininos assim como acontece em São Paulo, os drinks sinalizam ainda se a mulher entende que sua situação seja um caso de polícia, como na rede Hooters, que oferece o Angel Shot, e oferece a opção com limão para sinalizar a necessidade de chamar a polícia.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Arraial do Cabo sedia 10ª edição da WTR com recorde de inscritos e ações de sustentabilidade

Prefeito se reúne com Estado e cobra início de obras em bairros de Búzios

Instalação sensorial alerta para a violência infantil em Tamoios no distrito de Cabo Frio

Búzios sedia lançamento do Programa Novas Rotas, da Embratur, voltado à internacionalização do turismo na Costa do Sol

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Publicidade
Publicidade