A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em discussão única, nesta quarta-feira (06), o Projeto de Resolução 03/23, que concede a Medalha Tiradentes para a cantora Margareth Menezes, atual ministra da Cultura do Brasil. A Medalha Tiradentes é a maior honraria concedida pela Alerj e o projeto é assinado pela deputada Verônica Lima (PT), que preside a Comissão de Cultura da Casa.
“Além de uma artista renomada, reconhecida nacional e internacionalmente, a nossa ministra Margareth tem sido fundamental para colocarmos a cultura do nosso país na primeira prateleira de importância das políticas públicas”, declarou a deputada em plenário.
Soteropolitana, Margareth Menezes tem quase quatro décadas de carreira como cantora, com milhares de cópias vendidas e indicações ao Grammy e ao Grammy Latino. Ela é também fundadora e presidente de uma ONG e possui experiência em gestão de produção cultural.
“Ela revolucionou, com o coletivo Fábrica, a maneira como os coletivos populares agora acessam o Fundo da Cultura”, comentou a deputada Dani Balbi (PCdoB), durante declaração em plenário.