A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) assumiu em redação final, nesta quarta-feira (05), o Projeto de Lei 6.072/22, do ex-deputado Anderson Alexandre, que cria o Polo Cervejeiro Artesanal da Região das Baixadas Litorâneas. O projeto será encaminhado ao governador Cláudio Castro, que tem 15 dias úteis até sancioná-lo ou vetá-lo.
O programa vai abranger os municípios de Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim. A sede principal do polo será em Silva Jardim. “A região tem despontado com novos fabricantes de cerveja artesanal pela sua abundância de água dos lagos e rios”, explicou o autor.
O objetivo é consolidar a região como produtora de cerveja artesanal, congregar e organizar a defesa dos interesses do segmento, promover a cultura cervejeira e apresentar medidas rigorosas ao desenvolvimento do turismo e da indústria local. O projeto também prevê a realização da Festa Anual da Cerveja Artesanal, sendo realizada em cada município do polo cervejeiro, em sistema de rodízio, preferencialmente no mês de janeiro de cada ano.