Pular para o conteúdo
Search

Alerj aprova auxílio de renda emergencial para artistas

Imagem Ilustrativa: Reprodução

Auxílio de renda para artistas vale enquanto durar o estado de calamidade, e ainda deverá ser regulamentado pelo Executivo

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) votou uma medida que pode beneficiar os trabalhadores da cultura durante a pandemia do novo coronavírus. A determinação do projeto de lei 2.988/20 foi aprovada em discussão única, nesta terça-feira (25).

Com a aprovação, o Governo do Estado será autorizado a utilizar o Fundo Estadual de Cultura para instituir o pagamento de benefícios eventuais, renda emergencial e subsídios mensais aos trabalhadores da cultura.

O governador Wilson Witzel tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar o projeto. Caso seja sancionado, o auxílio ainda deverá ser regulamentado pelo Executivo, e segundo o governo do Estado, só valerá enquanto durar o estado de calamidade.

Segundo a Alerj, para viabilizar a norma, será criada uma ação orçamentária denominada “Ações Emergenciais Destinadas ao Setor Cultural”. O texto faz referência à Medida Provisória 990/20, do Governo Federal, que previu a transferência de R$ 3 bilhões a estados e municípios para auxílio ao setor cultural.

As adequações orçamentárias deverão ser atualizadas no Plano Plurianual 2020-2023. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa disponibilizará no site todos os pagamentos efetuados e os respectivos relatórios de gestão.
Ainda de acordo com a Assembleia Legislação, o descumprimento de medidas de transparência acarretará aos gestores públicos responsáveis sanções administrativas, cíveis e penais cabíveis.

O pagamento do benefício poderá retroagir a primeiro de junho de 2020, ficando a critério do Poder Executivo.

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO AQUI

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.