A Assembleia Legislativa do Estado Rio de Janeiro (ALERJ) deve abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Prolagos. A concessionária é responsável pelo abastecimento de água e pelo tratamento de esgoto na Região dos Lagos.
A notícia foi comemorada pelo Deputado Silas Bento. Ele iniciou o procedimento em busca de assinaturas para que a CPI seja instaurada.
“A minha semana fecha com chave de ouro. Depois de muita luta, acabo de conseguir um número suficiente de assinaturas para que possamos abrir uma CPI na ALERJ contra os desmandos da Prolagos”, comemorou o Deputado.
Segundo Silas, a forma como a Prolagos tem fornecido seus serviços tem gerado inúmeras reclamações. Por isso, é necessário essa investigação.
“A CPI terá que passar um pente fino na empresa. Queremos saber qual o valor necessário para que se cumpra a meta da universalização da água e de esgoto tratado para a população. Queremos saber o valor real que precisa ser investido e qual o impacto dele nas tarifas cobradas. Queremos saber porque o tratamento de esgoto parece estar sempre em segundo plano se a empresa faz a sua cobrança junto com a conta de água”, desabafou o Deputado.
Além da criação da CPI, os deputados, que irão compor a comissão devem notificar os órgãos competentes para ciência e manifestação.
“Somente uma profunda investigação e a possibilidade de suspensão da concessão poderão resolver os problemas de hoje no que se refere a essa empresa. Só vou descansar quando os resultados desta CPI forem observados na prática pela população da Região dos Lagos. Não vou parar de fiscalizar nem de cobrar a PROLAGOS”, finalizou o Deputado.