População poderá utilizar o serviço de empréstimo gratuito de bicicletas, que estarão disponíveis de segunda a segunda
Além dos ônibus gratuitos que já beneficiam a população de Maricá, a Prefeitura divulgou uma nova estratégia para a mobilidade no município. A autarquia Empresa Pública de Transportes (EPT), irá disponibilizar as primeiras cinco estações de bicicletas gratuitas, que estarão disponíveis para circular pela cidade em um sistema de empréstimo a moradores e visitantes.
Ao todo, serão 20 estações com 10 bicicletas cada, totalizando 200 “vermelhinhas”, como foram apelidadas. De acordo com o governo municipal, o objetivo é facilitar o ir e vir das pessoas ao banco, lagoas da cidade, mercado e muito mais.
Nesta primeira fase, o projeto irá incluir a Praça de Itapeba, o Centro de Esportes Unificados (CEU), a Mumbuca, a Rodoviária do Povo e a Prefeitura do Centro.
Vale lembrar que nas duas fases seguintes, nos dias 15 e 31/03, outros locais da cidade que já possuem ciclofaixa também serão contemplados.
Projetos na Costa do Sol
Diferente de Macaé, que os moradores podem utilizar os ônibus da cidade com o valor da passagem a R$ 1,00, mas o restante da passagem é subsidiada pela Prefeitura a uma empresa privada, a SIT, em Maricá, os “vermelhinhos” são os ônibus que circulam pelo município e oferecem tarifa zero. Nesta sexta-feira (5), o benefício passou a contemplar todos os bairros.
O marco foi o início da operação de duas novas linhas partindo do Terminal Rodoviário do Povo, no Centro, em direção a Inoã e Itaipuaçu, distritos que ainda não eram contemplados por força de restrições do modelo de concessão, e agora poderão contar com o benefício.
O presidente da EPT, Celso Haddad, explicou como funcionará o sistema de empréstimo das vermelhinhas.
“As bicicletas compartilhadas irão funcionar de segunda a segunda, das 6h até as 22h, para retirada, mas a entrega pode ser feita em 24h. De segunda a sexta-feira, as pessoas vão poder usar durante uma hora, com o intervalo de 15 minutos, então você pega em uma estação, devolve na mesma ou em qualquer outra estação, aguarda o tempo e dentro do seu cadastro, você pode pegar outra bicicleta em qualquer outro ponto. Sábados domingos e feriados, você pode usar por duas horas, no mesmo no mesmo procedimento.
A questão das bicicletas compartilhadas é um novo modal de meio de transporte aqui no município de Maricá. Inicialmente, foi feito um processo de 20 estações com 200 bicicletas, nos locais onde tem uma ciclovia uma ciclofaixa, prezando a segurança dos munícipes ou de um turista. Reiterando que elas são gratuitas pra todos, a pessoa faz um cadastro e aí obtém um passe pra uso da bicicleta”.