O Governo do Estado, enfim, saiu da inércia e engrenou uma primeira marcha quando o assunto é o novo acesso a Búzios, a partir do bairro Maria Joaqujna, no limite com Cabo Frio, até a região da Baía Formosa e São José, pela estrada da Fazendinha.
Segundo o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-RJ), ligado à Secretaria de Infraestrutura e Cidades (SEIC), a obra da Estrada da Fazendinha está em processo licitatório. A análise financeira do projeto já foi concluída, restando agora a elaboração do edital para a convocação das empresas interessadas.
O projeto prevê a implantação de rede de drenagem pluvial, requalificação da macro drenagem, pavimentação, sinalização e iluminação. A chamada alça viária passa por fora à Avenida José Bento Ribeiro Dantas e ao bairro da Rasa, reduzindo o fluxo de veículos pelo local.
O Governo do Estado vai realizar o serviço na rua Álvaro Elídio Gonçalves e rua Dracena, popularmente conhecida como “Estrada da Fazendinha”, que inclui os bairros Rasa, Vila Verde, Baía Formosa e José Gonçalves).
O projeto faz parte do Programa Governo Presente nas Cidades, com investimento previsto em R$ 31.503.675,51, firmado no Termo de Cooperação Técnica n° 100/2022. Entretanto, segundo o órgão, a obra ainda está na fase pré-licitatória.