Pular para o conteúdo
Search

Alair Corrêa anuncia pré-candidatura a deputado federal nas eleições de 2022

Alair Corrêa anunciou, na segunda-feira (28), sua pré-candidatura a deputado federal.

Ex-prefeito de Cabo Frio se ampara numa possível aprovação de projeto do lei que muda regras de inelegibilidade

O ex-prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, anunciou nas redes sociais, nesta segunda-feira (28), sua pré-candidatura ao cargo de deputado federal nas eleições de 2022. O político se ampara numa possível alteração da Lei da Ficha Limpa que flexibiliza a pena máxima da inelegibilidade.

Alair Corrêa explicou na postagem que a aprovação de um projeto de lei pela Câmara dos Deputados libera a candidatura de políticos que tiveram contas julgadas irregulares quando não configura dolo de improbidade administrativa. No comunicado, Alair garantiu a pré-candidatura pelo partido “Brasil 35”, antigo Partido da Mulher Brasileira (PMB). Veja na integra a postagem do pré-candidato:

Anúncio da pré-candidatura a deputado estadual foi feito na sua página pessoal no Facebook.

O Projeto de Lei Complementar 9/21, do Lúcio Mosquini (MDB-RO), foi aprovado na quinta-feira (24) pelo plenário por 345 votos a 98. O texto propõe alteração somente para gestores públicos punidos com multa. Atualmente, com contas rejeitadas não é possível candidatura por oito anos. A mensagem foi enviada para sansão do Senado Federal.

Em outubro de 2018, a Câmara de Vereadores de Cabo Frio acompanhou o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e, apesar de aprovar as contas de 2013/2014 do ex-prefeito, reprovou as de 2015/2016, o que o tornou inelegível por oito anos.

Alair esteve à frente da prefeitura de Cabo Frio no período de 1996 a 2004, e o mais recente, de 2012 a 2016. Ele garantiu diversas vezes que seria candidato para o pleito de 2020, mas saiu da disputa um pouco antes das eleições. O político também foi deputado estadual por dois mandatos.

Sobre a Lei de Ficha Limpa

A Lei da Ficha Limpa, Lei Complementar nº 135/2010, trata a improbidade como impedimento ao direito de se candidatar, mesmo que o processo não tenha esgotado todos os seus recursos judiciais e a perda dos direitos políticos não seja definitiva.

Para a caracterização da inelegibilidade por improbidade, o artigo 1º, I, da LC 64/90 expõe o seguinte texto:

“os que forem condenados à suspensão dos direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, por ato doloso de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, desde a condenação ou o trânsito em julgado até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena”.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.