As cidades da Costa do Sol já receberam a quarta dose da vacina contra a Covid-19. Em Macaé e Búzios a procura pelo imunizante está baixa nas unidades de saúde, em Maricá, mais de 37 mil pessoas já receberam a segunda dose. Infectologistas orientam a população a completar o cronograma vacinal mesmo que o número de mortes tenha reduzido comparado ao primeiro ano de pandemia.
“Hoje a média de mortes diária é inferior a 200, muito inferior a mais de 4 mil mortes como aconteceu em março e abril do ano passado. Isso minimiza o impacto e as pessoas acabam se acostumando com o ruim, quando na realidade não teríamos que ter mortes nenhuma”, chama atenção a infectologista Dra. Aparecida Castorino.
A última morte por covid-19 em Búzios e Macaé aconteceu em julho deste ano, em Maricá, agosto.
Letícia Teixeira, de 26 anos, mora em Cabo Frio e está imunizada com a quarta dose. “Não pensei duas vezes, assim que foi disponibilizado fui ao PAM e tomei todas as doses no período correto, inclusive a quarta”, disse. A resposta imune tanto vacinal quanto relacionada a doença diminui com o passar dos meses, por isso a necessidade da quarta dose é grande.
Se não fosse o sistema que registra os dados vacinais faltaria pouco para a Débora Evelin completar a vacinação. “Eu tomei três doses, mas o Conecte SUS só computou duas porque a minha segunda dose o município de Cabo Frio não colocou no sistema. Então vou ter que tomar mais uma que vai ser a minha quarta mas para o Conecte SUS será a terceira”, afirma Débora.
De acordo com a Dra. Aparecida, a população tem que se acostumar com 100% de cobertura vacinal. “Precisamos nos acostumar que não vai ter mais mortes por uma doença que pode ser prevenida”, argumenta.
Não há pacientes internados por covid-19 em Maricá e Búzios. Macaé tem 4% de ocupação dos leitos de CTI e 14% dos leitos de enfermaria. A Prensa entrou em contato com a Prefeitura de Cabo Frio e até o momento da publicação desta matéria não teve retorno.