Pular para o conteúdo
Search

Água de reuso gera economia mensal de mais de cem mil reais em Búzios

foto Ronald Pantoja

texto Monique Gonçalves / foto Ronald Pantoja

Num mundo em que a água potável está cada vez mais escassa, criar estratégias para poupar esse recurso natural é tarefa extremamente necessária. Preservar a natureza não pode ser apenas um discurso politicamente correto, é preciso ação para que o pouco que ainda resta não se esgote rapidamente. Entre os mecanismos usados para diminuir o consumo da água fornecida pelas concessionárias está o reuso.

Na Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro, uma das cidades que investem nesse sistema de tratamento de esgoto para reaproveitamento da água, é Armação dos Búzios. Desde 2014, o município utiliza a água tratada para regar jardins e áreas públicas com vegetação. O investimento resulta mensalmente uma economia de aproximadamente R$ 112.000,00.

O balneário possui uma Estação de Tratamento de Água de Reuso (ETAR) dentro de seu território, o que se torna uma vantagem. Inaugurada há seis anos pela Prolagos, companhia responsável pelo fornecimento de água e tratamento de esgoto em cinco cidades da região, a estação possui capacidade para produzir mais de 2 milhões de litros de água de reuso por mês. O secretário de Meio Ambiente de Búzios, Fernando Savino, recomenda que outros municípios invistam no sistema de reuso.

Construção da ETE no ano de 2013 / foto Ronald Pantoja

“Minha sugestão é que os municípios vizinhos consigam fazer esse investimento porque, além de ser sustentável, a utilização da água de reuso contribui muito no período da alta temporada, quando temos o abastecimento de água potável comprometido, devido ao alto fluxo de turistas”, explicou.

Para o biólogo, Eduardo Pimenta, todo mecanismo usado para evitar a extração dos lençóis freáticos e mananciais é bem-vindo. “Toda vez que se consegue reutilizar a água, a natureza tem um grande ganho porque deixa de retirar do meio natural do ecossistema”, destacou ele.

Sobre água de reuso

A água de reuso é produzida dentro das ETE’s, que transformam o esgoto novamente em água tratada podendo ser utilizada para diversas atividades urbanas como: limpeza de ruas e praças, lavagem de veículos, irrigação de parques e cemitérios, e no uso de sistemas decorativos como chafarizes e espelho d’guas.

O efluente é submetido a um polimento, que consiste em três etapas para fazer a remoção das impurezas: filtração, ultrafiltração e osmose reversa.

 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.