Menu

Cidades

Agricultura de Carapebus bate recorde na colheita de milho

Nem as chuvas que caíram em dezembro do ano passado atrapalharam o sucesso na colheita
carapebus milho

O resultado do trabalho em equipe da Prefeitura de Carapebus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, gerou ótimos resultados ao município. Nem as chuvas que caíram em dezembro do ano passado atrapalharam o sucesso na colheita de espigas de milho em Carapebus que bateram o recorde de 90 toneladas. Atualmente mais de 540 produtores receberam apoio e incentivo diretos desde o plantio das sementes à colheita da safra.

Para o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Vagner Barcelos, popularmente conhecido como Vavá, um dos pontos positivos foram as parcerias feitas, com a finalidade de gerar resultados positivos à safra. Entre a semeadura e a secagem das espigas o prazo pode chegar a 120 dias. E para atender os produtores a prefeitura disponibiliza diariamente consulta técnica e o uso da patrulha agrícola nas propriedades.

“O projeto é um sucesso e o resultado está aí para todo mundo ver. O município gerou este ano uma colheita de pouco mais de 90 toneladas de grãos de milho. Nosso próximo passo será oferecer o mesmo número de ações aos produtores. Esse trabalho incentiva e faz o poder público ficar mais perto de cada produtor”, comentou Vavá.

Atualmente a secretaria oferece aos produtores ações com dois caminhões, quatro tratores e retroescavadeiras. Para receber todo o aparato, é preciso que o produtor rural realize um cadastro na secretaria, que fica à rua Salim Selem Bichara, 536, Oscar Brito, das 8h às 12h e das 13:30h às 17h, e aguardar o agendamento.

Durante o período da safra, a produção recebe também acompanhamento técnico agrícola e orientação de um engenheiro agrônomo, que informa o estado do desenvolvimento da produção e das condições climáticas. Uma parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), tem ajudado a produção a ser mais forte no município.

Até o final deste mês, 120 produtores serão beneficiados com as sementes orgânicas do milho Caimbé. A distribuição sofreu atraso por conta das condições climáticas. Essas sementes não precisam de agrotóxico e adubação química para se desenvolver. Essa variedade é resistente ainda a pragas e doenças, além de serem grãos testados e aprovados pela Pesagro.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura