Agosto é o mês do Aleitamento Materno e cidades da região, como Macaé e Rio das Ostras, estão realizando ações de conscientização. Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, as ações serão feitas individualmente.
Em Macaé, segundo a prefeitura, o serviço está ocorrendo nos equipamentos de saúde, durante a consulta, seguindo todos os protocolos de segurança. A cidade possui um Ambulatório de Amamentação, na Casa da Criança e do Adolescente, atualmente com atendimento individualizado e com hora marcada, de segunda a sexta-feira, durante todo o dia.
A cidade de Rio das Ostras participou efetivamente da Semana Mundial da Amamentação, com atividades on-line. No último dia 07, a semana foi encerrada com a Hora do Mamaço, uma grande mobilização em que várias mulheres postaram em suas redes sociais fotos, vídeos, e relatos, chamando a atenção para o tema.
Outras ações acontecem durante todo o mês nas consultas individuais de pré-natal e puerpério nas Unidades de Saúde do Município, enfatizando a importância da Amamentação como fator de proteção a Saúde das crianças e ao Meio Ambiente.
Rio das Ostras também disponibilizou um e-mail para quem quiser tirar dúvidas sobre amamentação e para dar orientações de distanciamento social, que poderá ser acionado ao longo do ano. O endereço é [email protected].
As ações são on-line, e quando presenciais, mantendo o distanciamento social para proteger as mulheres e os profissionais de saúde neste período de pandemia.
Campanha aborda também problemas na amamentação e obesidade
No Agosto Dourado, Mês do Aleitamento Materno, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) chama a atenção para a relação entre problemas na amamentação e obesidade infantil. O alerta do leite materno por hábitos alimentares inadequados, o que representa uma das causas de sobrepeso e obesidade entre crianças menores de cinco anos. (leia matéria)