Search

Pagamento de incentivo a agentes de saúde de Búzios é travado por imbróglio legal

Benefício anual depende de ajuste na legislação e aprovação da Câmara para ser quitado
manifestação búzios ACS

Agentes comunitários de saúde (ACS) e de endemias (ACE) de Búzios enfrentam incertezas sobre o pagamento do incentivo financeiro adicional, previsto para dezembro de 2024. Apesar de ser um repasse anual garantido pelo Ministério da Saúde desde 2014, o benefício permanece retido devido a entraves legais na regulamentação municipal.

A lei municipal nº 1926/2024, aprovada em junho do ano passado, estabelece que o pagamento deve ser condicionado ao cumprimento de metas previstas em decreto da Secretaria de Saúde e aprovadas pelo Conselho Municipal de Saúde. No entanto, como explicou o secretário de Saúde, Leônidas Heringer, a lei criou um “nó temporal” que inviabilizou a execução no prazo estipulado.

“Como pagar em dezembro uma lei que exige metas aprovadas pelo Conselho, se isso só pode ser feito posteriormente?” questionou Heringer. Ele revelou que chegou a propor uma minuta de decreto ao prefeito Alexandre Martins para corrigir o problema, mas foi informado pela Procuradoria que decretos não podem alterar leis.

Para contornar o impasse, o prefeito enviou à Câmara um novo projeto de lei que flexibiliza o pagamento do incentivo, permitindo que ele seja efetuado mesmo sem a aprovação prévia das metas. O objetivo é garantir o desembolso ainda em janeiro de 2025, mas o pagamento depende agora da aprovação do legislativo municipal.

Categoria mantém pressão

Os agentes de saúde vêm cobrando uma solução desde o fim de 2024, incluindo uma manifestação realizada no dia 27 de dezembro. Durante o ato, Heringer afirmou que o valor do incentivo está reservado em poupança específica e que a Secretaria busca efetuar o pagamento assim que o novo projeto de lei for sancionado.

“Os servidores sabem do esforço que temos feito, mas o nó legislativo atrasou o processo. Depende agora da Câmara e de outras instâncias, como a Procuradoria e a Controladoria. A Secretaria de Saúde quer pagar o quanto antes,” declarou Heringer.

A lei atual sobre o tema foi enviada como projeto de lei à Câmara durante a interinidade do então vereador Rafael Aguiar como prefeito e aprovado após o retorno de Alexandre Martins ao cargo, com Rafael de volta à presidência da Câmara.

“Com o novo texto aprovado, a Prefeitura poderá efetuar o pagamento sem os entraves da lei anterior. ”, finaliza Leônidas.
A Prensa entrou em contato, por telefone e mensagem, com o prefeito Alexandre Martins e com o presidente da Câmara de Vereadores de Búzios, Victor Santos, para confirmar se o novo projeto de lei já havia sido enviado ao Legislativo. Martins voltou a afirmar que o entrave foi causado pelo texto aprovado anteriormente pelos agentes comunitários de saúde (ACS) e de endemias (ACE) em conjunto com o então prefeito interino Rafael Aguiar. Segundo ele, a administração municipal agora aguarda o retorno do secretário de Saúde, que está fora da cidade em compromissos oficiais, para discutir os termos do novo projeto antes de encaminhá-lo à Câmara.

Até o fechamento desta edição, o vereador Victor Santos não respondeu à reportagem.

Manifestações de insatisfação

Nicholas Diógenes, agente comunitário de endemias, destacou a frustração dos profissionais. “Estamos inconformados com a morosidade do Executivo. A lei precisa ser ajustada, mas enquanto isso não acontece, ficamos sem previsão de receber. Isso gera preocupação e até risco de problemas administrativos,” disse.

Apesar das explicações e promessas, a demora para resolver a situação alimenta o descontentamento da categoria, que promete manter a pressão até que o pagamento seja efetivado.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Defesa Civil de Búzios interdita acesso à lage no Morro da Ferradura

Esporte e inclusão marcam o Verão em Arraial do Cabo: Competições e pportunidades para jovens talentos

Estado do Rio registra aumento de 16,72% nos casos de dengue em 2025

Pescadores artesanais de São Pedro da Aldeia devem solicitar Seguro Defeso até março

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima