Agenda Cultural: Veja são os eventos programados para este fim de semana na Costa do Sol

0

Municípios comemoram o Dia da Consciência Negra com festivais, espetáculos teatrais e música

PROLAGOS 300_250_pix

Os municípios da Costa do Sol prepararam atividades variadas para este fim de semana. A programação também inclui celebrações pelo Dia da Consciência Negra. Tem espetáculo teatral, festival de reggae, roda de samba virtual e muito mais. Além disso, tem indicação de programas na TV e filmes disponíveis nos cinemas da região. Confira a programação das cidades de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Macaé, Rio das Ostras, Maricá e São Pedro da Aldeia.
 
Cabo Frio

Domingo (21), às 17h, acontece o “Fresh Baile Charme”, para celebrar o mês da Consciência Negra. O evento seguirá todos os protocolos de prevenção à Covid-19. A ideia é promover, resgatar e enaltecer a cultura afro com inspiração nos estilos que formaram a Black Música, nos anos 80 e 90, além da referência no seriado “Um Maluco no Pedaço”. O evento terá atrações como DJ Bruninho Show e artistas locais, também haverá sorteios. Os ingressos custarão R$15, para adquirir a entrada que já está no segundo lote acesse este link. O Fresh Baile Charme acontecerá na Balada Beer Lounge, na Rua Porto Alegre, nº 44.

A Série Jovens Pianistas volta a ser realizada de forma presencial neste sábado (20), às 19h, na Casa de Cultura José de Dome (Charitas). O evento é gratuito, porém, devido as determinações para evitar a disseminação da Covid-19, apenas 30 lugares estarão disponíveis. Haverá distribuição de senhas uma hora antes do recital.

Arraial do Cabo

“Amnésia”, é o primeiro espetáculo do Projeto Humanos, grupo de bailarinos negros idealizado pelo bailarino e produtor cultural Luan Canellas. O espetáculo traz oito bailarinos ao palco com o objetivo de proporcionar uma experiência transformadora ao espectador ao apresentar diversas expressões e movimentos, o impacto da luta pela igualdade e fim do preconceito através das gerações. O espetáculo acontece nesta sexta (19) e sábado (20), às xx, no espaço do Sindicato dos Trabalhadores da Álcalis. Acesse os ingressos por meio deste link.

Macaé

Neste sábado (20) acontece o Sana Reggae Festival, comemorando 10 anos de evento. Os portões abrem a partir das 16h, os shows iniciam às 17h e finalizam às 23h, na Pousada JCountry, no Sana. O espaço terá fun zone, área de exposição, praça de alimentação e atrações artísticas variadas. Os ingressos já estão no lote final, para adquirir a entrada acesse este link.

Rio das Ostras

No domingo (21) a partir das 15h, o Projeto “Samba na Rua” apresenta a nova vertente, o “Samba em Casa”. O evento será transmitido virtualmente pelo canal Fitamarela, no Youtube. O projeto tem como intuito potencializar a roda de samba de forma gratuita. Esta edição vai contar com a participação especial das “Filhas de Bamba”, e será apresentada pela produtora cultural, atriz e blogueira Viviane Santos.

Maricá

O projeto Circuito Ecológico Caminhos de Marica acontece neste sábado (20), às 7h, e levará os participantes à trilha da Pedra do Silvado. O local possui cerca de 640 metros de altitude com um trajeto de 5h, ida e volta.  O ponto de encontro será em frente ao bar do Célio, ponto final do ônibus no Silvado. Para participar é necessário preencher este formulário.

Nesta sexta-feira (19), a partir das 18h, começa a programação do município para celebrar o Dia da Consciência Negra. As atividades serão na Praça Tiradentes, em Araçatiba, o primeiro dia começa com uma palestra com o tema “O Genocídio da Juventude Negra e Periférica” e “Brasil e as Diásporas Africana”, às 20h30, o Corello DJ encerra o primeiro dia.

No sábado (20), o destaque é sobre os reflexos da pandemia e as políticas educacionais referentes à população negra. A partir das 18h, a mesa de debate tem o tema “Mulheres Negras e os Desafios da Pandemia” e “É Tudo uma Questão de Educação”, o DJ da Casa encerra a noite.

No domingo (21), às 16h, o último dia de atividade começa com Roda de Jongo, seguido por Roda de Capoeira, RUASIA e apresentação da cantora Mariana Cunha. Às 19h30, o Grêmio Recreativo Escola de Samba (G.R.E.S) União de Maricá finaliza as homenagens

São Pedro da Aldeia

O resgate da história e das vivências da população negra brasileira é o tema central do espetáculo “Palimpsesto – Narrativas Negras Resgatadas”, que estreia neste sábado (20), Dia da Consciência Negra, exclusivamente pelo Youtube. O projeto virtual é da atriz e agente cultural Rafaela Solano e foi uma das 47 propostas artísticas contempladas pela Lei Aldir Blanc em São Pedro da Aldeia. A iniciativa vai promover, ainda, uma roda de conversa ao vivo a respeito do combate ao racismo, a partir das 20h.

A Praia do Centro de São Pedro da Aldeia recebe, neste sábado (20), a Remada Azul. Adeptos da canoa havaiana vão movimentar o local, a partir das 8h, em alusão ao mês da conscientização do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros. O objetivo do evento é unir esporte ao desenvolvimento da saúde, além de proporcionar informações sobre o assunto. O evento é aberto a todos os praticantes da modalidade..

Televisão

Para celebrar as lutas antirracistas o Cineclube, na TV Futura, estreia neste sábado (20), às 22h, uma temporada de 13 filmes do cinema negro mundial, além dos filmes, haverá debates online apresentado por Yasmin Thayná e convidados especiais. A estreia terá o documentário “Libertem Angela Davis”, de 2012, que retrata a vida de uma das mais importantes ativistas do movimento negro e a favor dos direitos humanos no mundo. As reprises do programa acontecem todo domingo a partir das 22h.

Cinema

A indicação de filme desta semana é “Ghostbusters: Mais Além”, a história mostra a vida de uma mãe solteira que resolve se mudar para uma pequena cidade do interior com os filhos, porém, ela acaba descobrindo uma conexão com os Caça-Fantasmas originais e o que o avô dela deixou como legado. O filme está disponível nos cinemas do Shopping Plaza Macaé, Shopping Park Lagos e Cinemagic.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.