Sugestão feita pela ACEB à Prefeitura no ano passado tornou-se referência como ‘passaporte’ para controle de entrada de turistas no período de restrições sanitárias
Nesta terça-feira (13), foi liberado às agências de turismo de Búzios, que oferecem passeios e atividades lazer turístico na cidade a emissão do Qr Code, um “passaporte” de acesso às barreiras sanitárias para visita à cidade. O código foi uma sugestão da Associação Comercial e Empresarial de Búzios (ACEB) e possibilita melhor fiscalização de entrada de turistas na cidade, mantendo o controle sanitário com menos impacto a economia local.
Durante o chamado “superferiado”, a Prefeitura havia limitado a apenas ao setor hoteleiro pode emitir esse passaporte. Outros setores da cadeia do turismo em Búzios, como bares e restaurantes aguardam serem incluídos.
A ACEB encaminhou oficio à Prefeitura solicitando essa demanda de flexibilização nos estabelecimentos que podem utilizar o QR Code, que foi atendido, em parte, pela secretaria de Turismo. Sobre a autorização aos outros comércios para a emissão desta liberação, informações internas afirmam que o prefeito, Alexandre Martins está esperando que o município seja retirado da classificação de bandeira vermelha para Covid-19, o que depende do governo do Estado.
A Prensa entrou em contato com a ACEB e segundo a associação é interessante que as agências de turismo possam emitir o Qr Code para movimentar o comercio local. Segundo Carine Schwenck, uma das diretoras da Associação, o turista poderá fazer um trajeto que beneficiará os outros comércios. “O turista, após o passeio, vai almoçar, fazer um lanche, comprar uma lembrancinha”, comenta a diretora da associação.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Débora Evelin