Uma das preocupações das autoridades na alta temporada em Cabo Frio são afogamentos. Por ser uma cidade praiana, o número de turistas e visitantes dobra e o Corpo Bombeiros têm o trabalho intensificado. Segundo o 18º batalhão do Corpo de Bombeiros, em 2018 foram registrados 1188 casos enquanto em 2019 apenas 84. Uma redução de 93% em comparação com o mesmo período do ano passado (janeiro).
De dezembro até a última sexta-feira (8) nenhuma morte por afogamento foi registrada e atendida pelo batalhão, de acordo com os bombeiros. A queda no número, ainda segundo os militares, aconteceu na comparação dos dois últimos meses de dezembro. Em 2017, foram realizados 1559 resgates, já em 2018 foram 257.
A corporação atribuiu os resultados às atividades preventivas realizadas pelos guarda-vidas nas praias. Entre as ações estão panfletagem e interação com os banhistas para orientar sobre os riscos e a segurança na praia. Além das atividades de prevenção, as equipes contam com três motos aquáticas a postos, baseadas na Praia do Forte, Pontal de Santo Antônio e Praia do Foguete, para os casos extremos quando o socorro é necessário.