A Sociedade Esportiva de Búzios (SEB), tradicional clube de futebol da Região dos Lagos, se envolveu em uma polêmica no final do ano de 2023. Após ser acusado de manipular os resultados do jogo entre Búzios e Rio São Paulo, no dia 9 de outubro, o clube foi afastado pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).
Até então, o caso estava sendo analisado pela Justiça Desportiva. No entanto, o Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Estado do Rio de Janeiro divulgou, nesta terça-feira (12), o arquivamento do inquérito pela ausência de provas conclusivas.
Em nota direcionada a imprensa, o clube ressaltou o compromisso com a integridade e transparência do esporte e reafirmou a falta de evidências que comprovassem quaisquer envolvimentos da instituição em práticas ilícitas.
Desse modo, a Sociedade Esportiva de Búzios retorna aos campos e agradece a todos os torcedores e parceiros pelo apoio durante todo o processo. O clube alega continuar trabalhando arduamente para promover o desenvolvimento do futebol de forma justa e honesta.
O caso
O caso, ocorrido em outubro de 2023, teria acontecido durante um jogo da quarta rodada da Taça Maracanã. A partida em questão, terminou 5 a 1 para o Rio São Paulo, com todos os gols sendo marcados no segundo tempo. Segundo o relatório usado pela Ferj, a indicação era de que os apostadores mantinham conhecimento prévio que o Búzios perderia para o Rio São Paulo por ao menos cinco gols.