O Aeroporto de Maricá conquistou o primeiro lugar na categoria “Sociedade” da 6ª edição do Prêmio Aeroportos Sustentáveis, promovido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O reconhecimento nacional destaca o engajamento social e as ações de integração do terminal com a comunidade local.
Operado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), o aeroporto foi o vencedor entre os terminais que transportam até 200 mil passageiros por ano. A premiação, realizada pela Anac desde 2013, reconhece os avanços em sustentabilidade no setor aéreo, diante dos desafios da transição energética e das mudanças climáticas.
Nesta edição, 37 iniciativas foram avaliadas entre 2023 e 2024, com base em três eixos: sociedade, insumos e externalidades. Maricá se destacou ao lado de aeroportos operados por grandes grupos internacionais, como Aena, Vinci e Zurich Airport Brasil.
A novidade deste ano foi a certificação automática de critérios ambientais relacionados ao programa internacional Airport Carbon Accreditation (ACA), coordenado pelo Conselho Internacional de Aeroportos para a América Latina (ACI-LAC), reforçando o compromisso com a descarbonização da aviação.
A premiação integra o Plano de Ação Ambiental 2025–2027 da Anac e busca estimular boas práticas na operação dos aeroportos brasileiros.
Outros vencedores
Na mesma categoria (até 200 mil passageiros por ano), o Aeroporto de Campina Grande (PB) venceu no eixo “Insumos”, e o Aeroporto de Macaé (RJ) foi destaque no eixo “Externalidades”.