Da redação
Na última quarta-feira (18) o jornal O Globo revelou detalhes da delação do dono da empresa JBS Joesley Batista. Nesse período, o presidente em exercício, Michel Temer, avisou ao país que não vai renunciar, mesmo diante da acusação formal e escrita do Ministério Público de ele ter concordado com o pagamento mensal de propina para o ex-deputado preso Eduardo Cunha. Já o candidato derrotado no segundo turno da última eleição presidencial, Aécio Neves, foi afastado da função de senador e, pressionado pela bancada, deixou a presidência do PSDB. A irmã e um primo dele estão presos.
Queridinho da classe política da Região dos Lagos
Na eleição presidencial as cidades de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Búzios, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras apresentaram vitória do candidato do PSDB Aécio Neves. A exceção ficou por conta de Macaé, que apresentou a maioria dos votos na candidata Dilma Rousseff, do PT. De acordo com o IBGE, 53,98% dos moradores de Búzios votaram em Aécio Neves para presidente, uma diferença de mais de mil votos (pro pequeno tamanho do colégio eleitoral da cidade é um número bem expressivo).
Búzios
Aécio sempre foi muito próximo de Búzios, frequentador assíduo das praias do balneário, claro, da noite buziana, é muito próximo de moradores ilustres da cidade. Mesmo aqueles que nunca mostraram intimidade com o senador ao menos em alguns momentos pareceram manifestar admiração, como a vereadora Joice Costa, que foi do PSDB e hoje está no PP, o ex-vereador e candidato a prefeito no último pleito municipal Felipe Lopes. Outro que torceu muito pra Aécio foi o ex-prefeito pedetista Mirinho Braga (fato curioso visto que o PDT é dito de esquerda e apoiava a chapa de Dilma/Temer). No período da campanha presidencial, em seu Twitter, Mirinho se manifestava com naturalidade sobre sua preferência por Neves. O médico Claúdio Agualusa, que foi candidato a prefeito de Búzios pelo PSB, pra presidente primeiro apoiou Marina Silva, que no segundo turno surpreendeu apoiando Aécio. O médico seguiu na orientação da ex-petista e fundadora da REDE.
O prefeito André Granado, que mesmo sendo PMDB (no Rio o PMDB montou o movimento ‘Aézão’ (Aécio/Pezão) afirmou na época ao portal de notícias RC24 que estava com Dilma.
Outras Cidades
(Fonte Rio Das Ostras Jornal)
De acordo com dados do TSE, Aécio Neves venceu em Saquarema com 52,79%, o que corresponde a 20.565 votos) contra 47,21% (18.390 votos) da candidata Dilma.
Em Araruama esse percentual subiu para 55,91%, ultrapassando a marca dos 30 mil votos para o candidato tucano. Dilma Rousseff teve 44, 09%, o que representou um total de 25.817 votos. Em Iguaba Grande, o percentual de Aécio manteve-se em 55,21%, contra 44,79% da candidata petista. Em São Pedro da Aldeia, Aécio Neves teve 56,68% (21.883 votos), contra 43,32% (16.725 votos) de Dilma.
Em Arraial do Cabo, Aécio Neves teve 55,02% dos votos válidos, somando 9.211 votos na cidade. Já Dilma teve a preferência de 44,98% dos eleitores, chegando a marca de 7531 votos. Em Búzios, Aécio venceu com uma diferença de mais de mil votos. O candidato do PSDB obteve 8.502 (53,98%) votos na cidade, contra 7.248 (46,02%) votos da candidata do PT Dilma Rousseff. Em Cabo Frio Aécio Neves venceu com certa folga. Foram 50.268 votos (56,39%) do candidato tucano contra 38.884 votos (43,62%) da candidata petista.
Em Casimiro de Abreu também deu Aécio, que obteve 55,09% do total dos votos. Dilma Rousseff obteve 44,91%.
Rio das Ostras
Rio das Ostras manteve a tendência da maioria das cidades vizinhas e também elegeu Aécio como o candidato a presidente mais votado na cidade. Aqui, no entanto, a disputa foi um pouco mais acirrada. Aécio Neves teve 25.894 votos (51,37%). Já Dilma Rousseff somou 24.513 votos, o que representou 48,63% dos votos válidos.
Em Rio das Ostras verificou-se também uma quantidade considerável de voto Branco e Nulo. Juntos, os dois somaram 7634 votos. Desse total, 1774 foram Brancos e 5860 Nulos.
Macaé
Macaé foi a única cidade da região em que venceu a candidata Dilma. Ela obteve 55.213 votos (57,21%) na cidade, contra 41.302 (42,79%) do candidato Aécio. A quantidade de votos Nulos e Brancos também foi alta, somando juntos 14.966 votos. Desse total, 11.280 votaram Nulo, enquanto 3.686 votaram Branco.
Transcrição do diálogo do senador com o dono da JBS.
Aécio Esses vazamentos, essa porra toda, é uma ilegalidade.
Joesley – Não vai parar com essa merda?
Aécio — Cara, nós tamos vendo (…) Primeiro temos dois caras frágeis pra caralho nessa história é o Eunício Oliveira, presidente do Senado e o Rodrigo Maia, presidente da Câmara, o Rodrigo especialmente também, tinha que dar uma apertada nele que nós tamos vendo o texto (…) na terça-feira.
Joesley — Texto do quê?
Aécio — Não… São duas coisas, primeiro cortar o pra trás (…) de quem doa e de quem recebeu.
Joesley — E de quem recebeu.
Aécio – Tudo. Acabar com tudo esses crimes de falsidade ideológica, papapá, que é que na, na, na mão dupla, texto pronto nãnã. O Eunício afirmando que tá com colhão pra votar, nós tamo (sic). Porque o negócio agora não dá para ser mais na surdina, tem que ser o seguinte: todo mundo assinar, o PSDB vai assinar, o PT vai assinar, o PMDB vai assinar, tá montada. A ideia é votar na… Porque o Rodrigo devolveu aquela tal das Dez Medidas, a gente vai votar naquelas dez… Naquela merda das Dez Medidas toda essa porra. O que eu tô sentindo? Trabalhando nisso igual um louco.
Joesley — Lógico.
Aécio — O Rodrigo enquanto não chega nele essa merda direto, né?
Joesley — Todo mundo fica com essa. Não…
Aécio — E, meio de lado, não, meio de leve, meio de raspão, né, não vou morrer. O cara, cê tinha que mandar um, um, cê tem ajudado esses caras pra caralho, tinha que mandar um recado pro Rodrigo, alguém seu, tem que votar essa merda de qualquer maneira, assustar um pouco, eu tô assustando ele, entendeu? Se falar coisa sua aí… forte. Não que isso? Resolvido isso tem que entrar no abuso de autoridade… O que esse Congresso tem que fazer. Agora tá uma zona por quê? O Eunício não é o Renan.
Joesley — Já andaram batendo no Eunício aí, né? Já andaram batendo nas coisas do Eunício, negócio da empresa dele, não sei o quê.
Aécio — Ontem até… Eu voltei com o Michel ontem, só eu e o Michel, pra saber também se o cara vai bancar, entendeu? Diz que banca, porque tem que sancionar essa merda, imagina bota cara.
Joesley — E aí ele chega lá e amarela.
Aécio — Aí o povo vai pra rua e ele amarela. Apesar que a turma no torno dele, o Moreira [Franco], esse povo, o próprio [Eliseu] Padilha não vai deixar escapulir. Então chegando finalmente a porra do texto, tá na mão do Eunício.
(…)
Ministro da Justiça é “um bosta de um caralho”, diz Aécio.
Joesley — Esse é bom?
Aécio — Tá na cadeira (…). O ministro é um bosta de um caralho, que não dá um alô, peba, está passando mal de saúde pede pra sair. Michel tá doido. Veio só eu e ele ontem de São Paulo, mandou um cara lá no Osmar Serraglio, porque ele errou de novo de nomear essa porra desse (…). Porque aí mexia na PF. O que que vai acontecer agora? Vai vim um inquérito de uma porrada de gente, caralho, eles são tão bunda mole que eles não (têm) o cara que vai distribuir os inquéritos para o delegado. Você tem lá cem, sei lá, 2.000 delegados da Polícia Federal. Você tem que escolher dez caras, né?, do Moreira, que interessa a ele vai pro João.
Joesley — Pro João.
Aécio — É. O Aécio vai pro Zé (…)
[Vozes intercaladas]
Aécio — Tem que tirar esse cara.
Joesley — É, pô. Esse cara já era. Tá doido.
Aécio — E o motivo igual a esse?
Joesley — Claro. Criou o clima.
Aécio — É ele próprio já estava até preparado para sair.
Joesley — Claro. Criou o clima.
https://prensadebabel.com.br/index.php/2017/05/18/defensoria-publica-mp-e-oab-vao-acompanhar-os-protestos-foratemer/