Pular para o conteúdo
Search

Advogada de Rio das Ostras vence competição nacional de empreendedorismo

Durante o Programa Elas Prosperam, que tem como foco capacitar mulheres negras empreendedoras, a advogada Mariângela de Castro competiu com iniciativas de todo o Brasil
Mariângela de Castro foi uma das cinco vencedoras do Programa Elas Prosperam. Foto divulgação

Uma advocacia completa e sustentável, apostando na mediação dos conflitos e na redução de despesas judiciais. Esta foi a proposta da advogada Mariângela de Castro, que elevou o nome de Rio das Ostras para o cenário nacional nesta semana. A empresária foi uma das vencedoras da terceira edição do Programa Elas Prosperam, desenvolvido pela Rede Mulher Empreendedora (RME) com o apoio da Visa, que capacita mulheres negras empreendedoras do País. Na fase final, a riostrense competiu com iniciativas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Maranhão, Pernambuco e Rondônia. As cinco primeiras colocadas ganharam um “capital semente” no valor de R$ 10 mil para investir em seus empreendimentos.

De acordo com a advogada, Mariângela de Castro, estar diante de profissionais que atuam em grandes organizações foi um dos motivos que a encorajou a competir. “Todo o processo me fez crescer bastante enquanto empresária, pois me ajudou a identificar erros, bem como aprimorar a minha estratégia para prospectar clientes e atuar no marketing digital. Estar entre as vencedoras significa que meu negócio está maduro. Isso demonstra que além de ser viável, a minha empresa vale investimentos sólidos e de fontes importantes”, diz a CEO da De Castro Advocacia, que já participa da Rede Mulher Empreendedora há três anos.

A advogada Mariângela de Castro participa da Rede Mulher Empreendedora há três anos. Foto divulgação.

Em sua apresentação final, a advogada defendeu os reflexos inovadores do seu escritório, que atua de forma completa e sustentável para entregar soluções jurídicas céleres e de baixo custo emocional. “Em média a definição de uma sentença leva cerca de quatro anos. Entretanto, nos últimos seis anos, conseguimos obter 70% dos casos resolvidos em até seis meses por meio de mediação, consenso e negociação. Atuação que vem ao encontro do Código de Processo Civil, que incentiva a judicialização apenas do necessário. Isso representa ainda uma economia para os clientes de cerca de 25% de gastos relacionados com as despesas judiciais”, completa, ao relembrar que já atuou em aproximadamente 250 processos.

Na terceira edição foram mais de 1,2 mil inscrições. A competição foi divida em quatro etapas. Na primeira, aconteceu a capacitação por meio da participação de eventos online com temas relacionados ao fortalecimento de competências socioemocionais, finanças e transformação digital. Em seguida, as candidatas apresentam seus negócios para uma banca de jurados composta por especialistas na busca por uma vaga na fase de aceleração. A Mentoria é a terceira fase. Nela, as inscritas contaram com a mentoria de especialistas da RME e da Visa, como o country manager desta empresa, Nuno Lopes. Neste momento, são abordados temas como planejamento financeiro, vendas e relacionamento com cliente. Por fim, as finalistas entraram em cena para concorrer ao capital semente de R$ 10 mil.

Projeto Programa Elas Prosperam

O Programa Elas Prosperam possibilita mentoria e educação empresarial, que fornece ferramentas e suporte para que as selecionadas possam levar seu negócio a um novo patamar. Um dos objetivos é criar redes locais de empreendedoras em diversas regiões do Brasil, por meio de lições de empreendedorismo e educação financeira, além de mentorias temáticas. Já a Rede Mulher Empreendedora (RME), executora da ação com o apoio da Visa, existe há dez anos e conta com 750 mil empreendedoras espalhadas pelo Brasil. A RME tem reconhecimento tanto no Brasil quanto no exterior e colabora para gerar dados e pesquisas de referência para criação de políticas públicas para o segmento.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.