Search
Degradê com CSS

Advogada de Rio das Ostras participa de relatório sobre impacto da Covid-19 sobre vidas negras entregue ao Senado Federal

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Com a participação de Mariângela De Castro, estudo pretende refletir na formulação das políticas públicas de Saúde para esta população mesmo após o fim da pandemia

Rio das Ostras deixa a sua contribuição para redução das desigualdades nas políticas públicas de saúde para a população negra. Isso porque a advogada Mariângela De Castro, que atua na cidade, fez parte do Relatório Impactos da Covid-19 sobre Vidas Negras entregue ao Senado Federal em outubro. A expectativa é que o documento deixe seu legado pós-pandêmico, pois o objetivo é que ele seja incluído na pauta da Comissão de Direitos Humanos da Casa Legislativa.

Segundo o levantamento, feito por um compilado e análise aprofundada de reportagens e indicadores publicados ao longo do último ano e meio, a pandemia mostra que o risco de morte de negros em relação aos brancos é de 62% a mais. “Precisamos sair deste momento com ensinamentos e cientes da forma como estamos nos organizando enquanto sociedade. A pandemia escancarou as desigualdades em várias áreas sociais, mas na saúde, que é um direito universal e deve atingir a todos da mesma forma, encontramos claramente esta problemática racial. Isso deve e pode ser combatido com medidas efetivas e o Congresso Nacional é fundamental para o equilíbrio dessa disparidade”.

O documento ganhou a atenção dos senadores que integraram a CPI da Covid-19, ainda antes do fechamento dos trabalhos, contudo, ao reverberar na Comissão de Direitos Humanos da Casa Legislativa, o grupo de trabalho acredita que o relatório complementaria ainda mais a sua função pós-pandemia, que é de mostrar as desigualdades com as quais ainda são formuladas as políticas de saúde para a população negra. “Apesar de sermos a maior parte da população brasileira, ainda vivemos num processo de racismo estrutural, ou seja, somos uma ‘maioria minorizada’ que precisa ser incluída efetivamente dentro das ações do Estado e não discriminada. Reafirmamos que são necessárias mais políticas que pensem na população negra, que foi escravizada em nosso País e tem um processo de histórico de emancipação e independência totalmente falho”, reafirma a advogada Mariângela De Castro.

O Relatório Impactos da Covid-19 sobre Vidas Negras foi coordenado pela advogada Juliana Souza e contou ainda com outras advogadas como Flávia Oliva, Genice Senhorinha, Monique Prado, Manoela Silva, Pamella Oliveira, Rafaela Braga Reis e Thais Oliveira. Além dos pesquisadores de Direito Jálisson Mendes e Diogo José; e da enfermeira Débora Guedes Bastos.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeitura de Búzios inicia vacinação contra gripe com foco em grupos prioritários

Caiçaras de Búzios visitam pontos turísticos e compartilham histórias com guias locais

Ferrugem é atração confirmada no Festival da Lula em Arraial do Cabo

Associção de moradores promove mutirão de limpeza com alunos da rede municipal na praia de Manguinhos em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!