Search
Degradê com CSS

Advogada de Rio das Ostras é homenageada em 3º Encontro Nacional de Advogadas Pretas do Brasil

Evento realizado pelo Coletivo Dororidade Jurídica foi realizado neste final de semana
Mariângela de Castro recebeu a homenagem no último final de semana_reprodução

Com o tema “Protagonismo da mulher advogada”, o 3º Encontro Nacional de Advogadas Pretas do Brasil reuniu profissionais de diversos estados. Neste ano, o evento realizado no último final de semana ainda homenageou a advogada de Rio das Ostras, Mariângela de Castro, uma das idealizadoras do projeto e que, em 2022, trouxe uma série de conquistas profissionais relacionadas ao empreendedorismo dentro da advocacia no interior.

De acordo com a advogada e apresentadora do evento, Nelise Expedito, trazer a advogada riostrense como homenageada é mostrar a materialização do poder da ação construída em anos anteriores. “Como idealizadora do Coletivo Dororidade Jurídica, ela nos trouxe os pilares basilares e norteou a construção desse espaço seguro de escuta, fala e acolhimento, mas principalmente de reconhecimento e das potencialidades. Ela representa o protagonismo em ação, colhendo o prestígio pelo seu trabalho e inspirando tantas outras profissionais”, disse, ao lembrar que no ano de 2022, a profissional riostrense colheu os resultados com diversas honrarias e homenagens concedidas. 

Para a homenageada, Mariângela de Castro, o reconhecimento do Coletivo tem um significado especial. “Protagonismo é fazer dos obstáculos, oportunidades. É gratificante ver o quanto somos potentes, pois sabemos que a mulher advogada precisa vencer diversas dificuldades. É inacreditável, que sendo a maioria do quadro na profissão, ainda dependemos de uma cartilha para que seja combatido o assédio, por exemplo. Estamos desbravando a advocacia. É um lugar que muitos acharam que não ocuparíamos”. A advogada, Pamela Oliveira, também foi homenageada. 

O 3º Encontro foi realizado dias após Esperança Garcia, uma mulher preta escravizada, ser reconhecida pela OAB Nacional como a primeira advogada brasileira. Este momento foi lembrado pelas profissionais durante a transmissão do evento. Palestraram ainda nesta edição as advogadas: Rafaela Bastos, Estéfane Moraes, Flávia Oliva, Amanda Oliveira, Ketlein Cristini, Kilse Ribeiro e Thais Silveira.

COLETIVO – O Dororidade Jurídica nasceu após a criação de um pequeno grupo de Whatsapp composto por advogadas pretas. Atualmente, são 58 advogadas espalhadas por todo Brasil, multiplicando as vivências e buscando por mais integrantes.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!