Search

Adiamento de vestibular da Uerj em Cabo Frio frustra estudantes da região

Anúncio de que edital para 2023 não inclui o município desapontou quem se prepara há meses em busca de uma vaga no curso de Medicina perto de casa
Yasmin de Araujo Silva, tem 18 anos, mora em Búzios e sonha cursar medicina

Um balde de água fria na cabeça foi a sensação de muitos estudantes de Armação dos Búzios e da região como um todo ao receberem a notícia de que o edital para o vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) não incluiu o prometido campus de Cabo Frio. Com isso, os planos de ingressar nos anunciados cursos de Medicina, Geografia e Ciências Ambientais tiveram que ser adiados para inúmeros jovens.

Sonhos momentaneamente frustrados que vão obrigar os alunos da região a se reprogramarem em termos de planejamento nos estudos, como é o caso de Yasmin Araújo Silva, de 18 anos, que mora em Búzios e já completou o Ensino Médio no Colégio Municipal Paulo Freire.

A jovem não esconde ter ficado abalada com a postergação do sonho de vestir o jaleco branco, após ter a certeza de que o campus cabo-friense já estaria em funcionamento no primeiro semestre do ano que vem.

“Fiquei um pouco chateada com esse adiamento, pois eu criei expectativa de finalmente o sonho de morar perto da universidade fosse se realizar no primeiro semestre de 2023. Mas, foi somente um adiamento e não um cancelamento. Não tem muito o que fazer, o que resta é pensar no lado positivo de que eu terei um vestibular a mais para me preparar para o campus de Cabo Frio. Acredito eu que esse vestibular isolado vai requerer novos livros para a leitura; e a minha preocupação, no momento, é que eles informem com antecedência quais livros serão para eu ter um tempo hábil”, prevê.

A informação de que a Uerj não vai vai abrir as portas na data esperada, apenas dois dias após a eleição, causou constrangimentos ao Governo do Estado e acusações de opositores, de uso político e eleitoral da promessa feita pelo governador Cláudio Castro de abertura do campus, em visita a Cabo Frio no mês de junho.

Ainda na terça (4), a instituição rapidamente tratou de divulgar uma nota oficial para negar que a instituição tenha desistido de implantar o campus em Cabo Frio. Segundo a Universidade, o imbróglio judicial envolvendo o prédio da Ferlagos, imóvel inicialmente desejado para a instalação dos cursos, inviabilizou a inclusão do município no vestibular deste ano. A instituição busca outras opções de prédios, mas não deu prazo para solucionar a questão.

“Assim que a Uerj confirmar a posse em novo imóvel em Cabo Frio, o que esperamos que ocorra muito em breve, será lançado um edital de vestibular isolado para esses três cursos”, diz o texto publicado no site da instituição.

Seja qual for a justificativa, o sentimento para muitos estudantes é de que meses dedicados aos estudos foram perdidos, caso de Marina Soares Rabelo, de 17 anos, que faz cursinho pré-vestibular em Cabo Frio e também sonha cursar Medicina.

“Acho que quebrou completamente a expectativa de todos os estudantes, principalmente daqueles que são da região. As autoridades criaram muita expectativa. No entanto, tiveram mais de seis meses para fazer a reforma e garantir os cursos prometidos. Portanto, acho que vai demorar a Uerj abrir as portas em Cabo Frio”, acredita.

A polêmica – Local cobiçado em razão da proximidade com o Hospital Universitário Reitor Hésio Cordeiro, o prédio da Ferlagos é alvo de uma intensa disputa judicial entre a direção da instituição privada e o Governo do Estado, que chegou a anunciar a desapropriação do imóvel.

Em agosto, a Justiça decretou a imissão de posse por parte do Estado, mas a Ferlagos recorreu, o que impediu a inclusão de Cabo Frio no edital do Vestibular 2023. O destino dos alunos da faculdade privada foi um dos pontos destacados para que não houvesse a instalação do campus no prédio, mas a proposta para a continuação dos estudantes no local por mais 18 meses não foi aceita.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Macaé inicia campanha de matrícula escolar 2025

Efeito G20: Visit Rio projeta aumento de 20% nos eventos em 2025

Atleta de Búzios conquista medalha de prata em campeonato europeu de jiu-jitsu

Inscrições para VI Concurso de Presépios Natalinos da Froc estão abertas

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

A reprodução parcial deste conteúdo por veículos de comunicação é permitida desde que contenha crédito à Prensa de Babel na abertura do
texto, bem como LINK para o site "www.prensadebabel.com.br"
A supressão da fonte pode implicar em medidas de acordo com a lei de direitos autorais.