Menu

Cidades

Ações marcam o mês de Combate à LGBTfobia em Macaé

Jornadas formativas buscam capacitar profissionais que atuam no atendimento ao público

O mês de maio segue com a programação em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, celebrado nesta quarta-feira, 17 de maio. O objetivo é promover e sensibilizar a sociedade sobre a importância de combater o preconceito e a violência à população LGBTI. As atividades são organizadas pela Coordenadoria de Políticas de Acesso e Gênero, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade de Macaé.

O dia 17 de maio foi declarado Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, um dos marcos mundiais mais importantes para a comunidade LGBTI. Para destacar o tema, nesta quarta-feira haverá apresentação do trabalho realizado pela Coordenadoria de Políticas de Acesso e Gênero na Câmara Municipal de Macaé, às 10h.

Já na segunda-feira (15), foi realizada a primeira Jornada Formativa de 2023 junto aos servidores da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Igualdade Racial. A previsão é que ainda neste semestre a Jornada seja realizada na Secretaria de Ordem Pública, e em mais alguns equipamentos da saúde.

De acordo com a coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero, Tayse Marinho, a intenção é que este projeto qualifique e informe os profissionais e servidores de diversos setores da Prefeitura de Macaé, nas temáticas da diversidade sexual e de gênero, no enfrentamento da LGBTfobia e da promoção dos direitos humanos e da cidadania da população LGBTI+.

“Acredito que, através da disseminação de informações sobre os direitos, garantias e respeito às especificidades da população LGBTI+, promoveremos uma qualificação na gestão e no atendimento a esta população, combatendo, assim, a discriminação, a violência e a violação de direitos”, afirmou Tayse.

Na “Igualdade Racial”, Tayse pontuou temas relevantes como o perfil da população LGBTI, questões de atendimento à saúde e questões específicas. Satisfeita, a Secretária da Igualdade Racial, Zoraia Braz, lembrou que dos 92 municípios do Estado do Rio, Macaé é o único que possui esta secretaria. “O foco é a diversidade, e a Jornada Formativa contribui positivamente para que nossos servidores tenham mais esclarecimentos e tirem dúvidas sobre o tema LGBTI+. Para o atendimento ao público, saber mais sobre as especificidades deste segmento é muito importante”, comentou.

Tayse também cita que o projeto Jornada Formativa busca ampliar a reflexão sobre a humanização da recepção e atendimento dos usuários dos serviços nos equipamentos, com especial atenção para a população de mulheres transexuais, travestis e homens trans. “Podemos lembrar que a Jornada já capacitou cerca de 300 servidores da Secretaria de Saúde, além de Desenvolvimento Social. Os profissionais do Centro de Especialidades Dona Alba foram os primeiros a participar. A meta é capacitar todos os profissionais de atendimento e ponta até o final de 2024”, ressalta.

Em Macaé, a data foi municipalizada em 2021, através da Lei 4.759. A Coordenadoria Geral de Políticas de Acesso e Gênero funciona na Avenida Lacerda Agostinho, 477, no bairro Virgem Santa. Os telefones de contato são (22) 2759 1253 / (22) 981363661 ou pelo e-mail: coordenadoriadeacessoegenero@macae.rj.gov.br.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos