Search
Degradê com CSS

Ações de enfrentamento à Covid-19 são discutidas na Câmara de Vereadores de Macaé

WhatsApp Image 2020-06-04 at 12.33.02

Quatro requerimentos foram aprovados pelos parlamentares e serão encaminhados ao executivo

Eduardo, Marcel, Maxwell e Paulo Antunes

A Câmara de Vereadores de Macaé tem discutido ações que contribuam para o enfrentamento à Covid-19. Na sessão extraordinária de quarta-feira (3) quatro requerimentos foram aprovados por unanimidade pelos paramentares. As pautas foram o uso de máscaras por toda a cidade; pagamento de insalubridade aos servidores administrativos que atuam nas unidades de saúde; que as mortes de servidores pela doença sejam consideradas acidente de trabalho; e concessão de auxílio aos artistas. A sessão foi realizada por videoconferência.

Do autor Paulo Antunes, o primeiro requerimento apresentado, solicita o pagamento de insalubridade aos servidores administrativos, principalmente para quem trabalha na recepção e atende as demandas de médicos e pacientes, embora também esteja na linha de frente no combate a Covid-19. Segundo ele, esse grupo de funcionários deixou de receber insalubridade em 2017.

O atual presidente da Câmara, Eduardo Cardoso, apresentou o requerimento que sugere a que o município trate as mortes de servidores provocadas pela Covid-19 como acidentes trabalhistas, o que permitiria assistir as famílias das vítimas.

O apoio aos artistas que sofreram os impactos das medidas de isolamento social também foi discutido. Marcel Silvano defende o auxílio para os artistas, nos moldes do concedido pelo governo municipal aos trabalhadores do comércio. Para ele os artistas também contribuem para a economia, mas muitos não possuem vínculo formal. Ele destacou as pessoas que se apresentam em bares, restaurantes, teatros, festas, eventos e outros locais públicos e que estão impedidas exercer a profissão neste período.

Silvano pontuou a poesia, a música, a dança, a literatura e a arte de forma geral como fundamentais para mantermos a saúde mental e a esperança em um contexto de adversidades. Ainda de acordo com ele, o Conselho de Cultura fez um levantamento e há cerca de 400 artistas que precisam dessa assistência.

Assim como em outros municípios da região, Maxwell Vaz apresentou um requerimento para tornar obrigatório o uso de máscaras não profissionais por toda a população em espaços públicos da cidade, como ruas, praças, orla, supermercados e etc. Ele explicou que o decreto 62/2020 cita a obrigatoriedade para pessoas que estejam realizando atividades laborais no município, estabelecimentos autorizados a funcionar e transporte público municipal. A ideia é que todos usem máscaras. Ele destacou que é uma forma de todo cidadão proteger a si mesmo e aos outros. Ele é a favor de campanhas educativas e conscientizar a população sobre a importância de proteger a saúde coletiva até encontrar uma vacina.

Os requerimentos aprovados serão encaminhados ao executivo. Segundo a Câmara, doze parlamentares participaram das discussões dos requerimentos. As sessões acontecem às terças e quartas-feiras, às 10h. A população pode conhecer a íntegra das matérias que serão votadas por meio do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), no endereço: https://sapl.macae.rj.leg.br/. Para acompanhar a sessão ao vivo no Youtube (canal Câmara de Macaé), acesse: http://www.cmmacae.rj.gov.br/tv-camara/. O vídeo ficará disponível também após o evento.

Texto produzido com informações da Câmara de Vereadores

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!