A Campanha de Vacinação Antirrábica continua em Macaé até esta sexta-feira (27), com postos fixos e equipes volantes vacinando cães e gatos a partir de quatro meses de idade. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância Ambiental, tem o objetivo de prevenir a raiva, doença viral grave que pode ser transmitida ao ser humano por mordidas de animais infectados.
Na manhã desta quarta-feira (25), os primeiros atendimentos foram realizados no bairro São José do Barreto, em frente à Padaria Jurubatiba. Entre os vacinados estavam os gatos Snow, de 8 meses, e Bela, de 8 anos, além dos cães Yuri, de 3 anos, e Mila, de 12 anos.
Na quinta-feira (26), a vacinação ocorrerá no Imburo, em frente ao Restaurante Zé das Galinhas, das 9h às 12h. Já na sexta-feira (27), as equipes atuam de forma volante em Pindobas e Imburo Paradiso, no mesmo horário.
Para a segurança de todos, os tutores devem levar os cães com guia e coleira, além de focinheira, se necessário. Já os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas. Animais doentes, prenhes, lactantes ou debilitados não devem ser vacinados.
A tutora Cristina Oliveira levou no colo sua gata Bela e contou ser gateira de longa data. O pequeno Arthur Rodrigues Manhães, de 9 anos, também participou da ação junto ao pai, vacinando os cães Yuri e Mila. “Todo ano eles são vacinados para evitar a doença neles e em nós”, disse o menino.