Search
Degradê com CSS
WhatsApp Image 2020-03-24 at 14.03.09

Por José Carlos Alcântara

As curvas no gráfico mostram a diferença entre a aplicação correta de medidas de controle e a ausência dessas medidas em relação à capacidade do sistema de saúde de atender os infectados.

A primeira curva, mais aguda, alta e muita acima da capacidade de atendimento, mostra o futuro da epidemia sem as medidas corretas de contenção e controle.

A segunda, extensa porém com as infecções adiadas, praticamente toda abaixo da capacidade total do sistema de saúde, mostra o efeito de tais medidas – que, depois de um tempo, reduzem o contágio, mantendo os casos dentro da capacidade dos hospitais e centros de saúde.

Essa é a diferença entre vida e morte no caso de uma epidemia como a do coronavírus.

Quanto menos as infecções acontecerem e, todas ao mesmo tempo, maior a capacidade de atendimento tanto da demanda por medicamentos quanto por leitos e tratamentos propriamente.

Daí a importância de se “Achatar a Curva” do gráfico. Na Itália, os hospitais estão lotados, sem condições de atendimento não só para os casos de Covid-19, mas também de outras doenças.

O coronavírus não precisa ser uma doença que produzirá um cenário apocalíptico: Basta que os pacientes não possam ser atendidos.

Para isso, é fundamental seguir os conselhos dos especialistas, cientistas e médicos:

Lavar as mãos por 20 segundos a cada contato, manter ao máximo o trabalho remoto, ficar em casa, multidões, aglomerações e cuidar da saúde: “Achatar a Curva” agora, é salvar vidas.

José Carlos Alcântara é diretor do Instituto Informa e representante da instituição no Estado do Rio de Janeiro.

Este é um artigo de opinião de responsabilidade do seu autor e não representa necessariamente a opinião do Jornal.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Sete presos e arma apreendida em operação no bairro José Gonçalves, em Búzios

Búzios se une a cidades vizinhas para padronizar taxas de entrada de veículos turísticos

Funcionárias do Hospital de Arraial criam projeto para entreter pacientes internados

MPF abre consulta pública para combater racismo no futebol e recebe propostas até 23 de abril

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!